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O governador Wilson Lima, lançou, nesta segunda-feira (17/02), o programa Saúde AM Digital, que vai reunir soluções tecnológicas para agilizar a realização de consultas e exames na rede estadual de Saúde. A primeira solução apresentada foi a assistente virtual do Saúde AM Digital, ferramenta que, com o uso de Inteligência Artificial, vai enviar mensagens por WhatsApp aos pacientes com consultas e exames agendados via Sisreg, diminuindo o tempo na realização dos procedimentos e o não comparecimento aos agendamentos.
“Com os avanços tecnológicos, não há como a saúde não passar pela transformação digital e fazer com que as pessoas tenham a resposta em tempo real. Nós estamos utilizando a tecnologia para agilizar esses atendimentos”, afirmou o governador Wilson Lima.
As mensagens enviadas pela assistente virtual do Saúde AM Digital vão facilitar a comunicação com os pacientes que aguardam por agendamentos na rede pública de saúde.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), atualmente a quantidade de consultas por mês chega a 600 mil procedimentos agendados, no entanto, o índice de absenteísmo (não comparecimento) alcança 60% para os procedimentos agendados via Sistema de Regulação (Sisreg). A iniciativa, que começou a funcionar nesta segunda-feira, vai usar tecnologia desenvolvida pela Google.
A titular da SES-AM, Nayara Maksoud, explicou que a nova ferramenta trabalha a comunicação com o usuário, ao dialogar de forma objetiva com o paciente, bem como realiza a higienização da fila, ao organizar os procedimentos na rede de saúde.
“Antes dessa ferramenta, demoraríamos de 15 a 30 dias para poder ser notificado que o usuário faltou a uma consulta ou exame. A partir do momento que estamos trabalhando com a ferramenta, ele vai saber em tempo real. O usuário que está num grau abaixo da fila possa ter a oportunidade de subir e também ser atendido de forma mais ágil”, destacou a secretária.
Também participaram da cerimônia o procurador-geral do Amazonas, Giordano Bruno; a juíza e coordenadora-geral do Comitê Estadual de Saúde do Amazonas (CES-AM), Etelvina Braga; o chefe do departamento de Auditoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Luciano Simões; a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ana Cláudia; e a secretária judiciária do Núcleo de Judicialização da Saúde, Luandy Maia.
Solicitações
Até hoje, após receber o encaminhamento médico da rede pública, o paciente precisava buscar uma unidade de Saúde para inserir o pedido no Sisreg e retornar à unidade para confirmar a marcação da consulta ou exame. Com a assistente virtual, após o paciente ter o pedido inserido no sistema em qualquer unidade de Saúde, ele vai receber uma mensagem de WhatsApp, pelo número oficial do Saúde AM Digital, (92) 3190-1504, confirmando a data, hora e local agendados. Sem precisar sair de casa, o usuário vai confirmar o interesse no atendimento.
Caso opte pelo reagendamento, o pedido de alteração de data e horário, via WhatsApp, será permitido por até duas vezes. Depois disso, o paciente pode buscar a unidade de saúde de origem, para inserir novamente o pedido de agendamento no sistema de regulação. Se o usuário escolher a opção de cancelamento, o pedido será excluído. A solução tecnológica só aceita respostas em texto, não sendo possível o envio de fotos, áudios e vídeos.
O que a assistente virtual não faz
É importante que a população tome alguns cuidados para não cair em golpes pelo WhatsApp. Além de salvar o número oficial do Saúde AM Digital, (92) 3190-1504, o cidadão não deve atender ligações ou responder mensagens de outro contato, ficando atento aos seguintes pontos:
- O Saúde AM Digital não solicita dados bancários ou informações pessoais sensíveis dos pacientes;
- É gratuito, portanto, não cobra nenhum valor pelo serviço, consulta ou exame;
- Não agenda consultas ou exames diretamente, apenas confirma ou cancela agendamentos feitos pelo sistema de regulação;
- Não troca o agendamento para outras pessoas, ou seja, não coloca paciente no lugar do outro.
Saúde AM Digital
O Governo do Amazonas vai implantar com o programa Saúde AM Digital, de forma inovadora na saúde pública do Estado, um pacote de ações tecnológicas para facilitar a vida de quem precisa de atendimento ambulatorial, abrindo um canal direto de comunicação da SES-AM com o usuário.
Além da assistente virtual, que atua com o envio de mensagens via WhatsApp por uma conta oficial da SES-AM, outras iniciativas devem ser lançadas em breve, como projeto de Telemedicina, numa nova configuração, e Telelaudo, para oferecer atendimento médico de forma não presencial.
As ferramentas vão aumentar a disponibilidade de procedimentos e o paciente vai poder optar pelo chatboat, se quer antecipar seu atendimento pela teleconsulta ou esperar seu agendamento presencial.