Governo do Chile

O governo brasileiro afirmou nesta segunda-feira (19/1) que acompanha de perto a situação dos incêndios florestais que atingem o sul do Chile. Em nota à imprensa, o Brasil manifestou solidariedade ao governo e à população chilena, em especial às pessoas diretamente afetadas pelas chamas.

Divulgado pelo Itamaraty, o comunicado brasileiro afirma que o país mantém contato com autoridades chilenas e está pronto para colaborar no enfrentamento dos incêndios. “O Brasil transmite suas condolências aos familiares das vítimas e reforça a necessidade de ações urgentes e coordenadas da comunidade internacional para lidar com a crise climática”, diz a nota.

O monitoramento é realizado por meio da Embaixada e do Consulado-Geral do Brasil em Santiago, que seguem de plantão para prestar assistência a cidadãos brasileiros eventualmente afetados. Até o momento, não há registro de vítimas brasileiras.

Segundo o governo chileno, os incêndios já deixaram pelo menos 19 mortos e cerca de 50 mil pessoas desalojadas. Em resposta à emergência, o presidente Gabriel Boric declarou estado de alerta nas regiões de Ñuble e Biobío, onde as chamas são mais intensas, a cerca de 500 km ao sul de Santiago.
O ministro da Segurança Pública chileno, Luis Cordero Vega, destacou que uma força-tarefa atua para conter os incêndios, mas enfrenta grandes dificuldades devido às ondas de calor que atingem o país desde o início de 2026.
Com informações de Metrópoles.
Artigo anteriorIbrachina elimina Palmeiras nos pênaltis e avança à semifinal da Copinha
Próximo artigoMoraes nega parte do pedido de perícia médica a Bolsonaro