O Governo do Amazonas lançou, na última quinta-feira (20), para consulta pública, um edital para credenciamento de avaliadores que vão atuar na análise de projetos e propostas submetidos aos editais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O documento está disponível para consulta no Portal da Cultura (link bit.ly/editalavaliadores)  e o público tem até o dia 27 de agosto para enviar sugestões no e-mail: [email protected].

O edital tem a proposta de ser aberto a pessoas físicas e jurídicas – especificamente microempreendedor individual (MEI) – em todo o território nacional, para exercerem atividade de análise, emissão de parecer técnico e atribuição de nota a projetos culturais.

“Estamos lançando este edital de avaliadores por conta dos projetos que serão lançados por meio da Lei Aldir Blanc. Esta abrangência nacional é justamente para que possamos dar mais transparência nesse processo de avaliação dos nossos editais, ao recrutar profissionais do país inteiro. Isso servirá não só para a Lei Aldir Blanc, mas também para futuros projetos da secretaria, dando eficiência e qualidade nos resultados dessas avaliações”, declara o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.  

O edital prevê que o cadastro dos avaliadores selecionados terá validade de dois anos. Entre as condições de participação estão:

  • Ter no mínimo 18 anos, ser brasileiro nato, residente e domiciliado em qualquer unidade federativa do território nacional;
  • No caso de pessoa física, ser microempreendedor individual (MEI), é obrigatório que seu cadastro profissional contenha Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) compatível com a(s) área(s) de atuação do edital;
  • Ter, no mínimo, 02 (dois) anos de atuação comprovada na(s) área(s), nas quais pretende se credenciar;
  • Ter concluído, no mínimo, um curso de nível médio ou equivalente.

Áreas de Atuação – O credenciamento será feito por área artístico-cultural, onde os profissionais serão selecionados pela experiência comprovada nas áreas e segmentos escolhidos.

Cada candidato(a) poderá se inscrever em até cinco áreas de atuação, devendo comprovar experiência profissional e indicar a principal de atuação. Após escolher a área de atuação, o(a) candidato(a) poderá selecionar um ou mais segmentos dentro da área escolhida.

O edital propõe 13 áreas de atuação artísticas, são elas:

  1. Artes Visuais
  2. Audiovisual, Cinema, Comunicação, Arte Digital e Novas Mídias
  3. Circo
  4. Dança
  5. Fotografia
  6. Literatura
  7. Música
  8. Teatro
  9. Patrimônio Cultural Material
  10. Patrimônio Cultural Imaterial
  11. Museus e Memória
  12. Moda e Design
  13. Intersetorialidades das Políticas Públicas de Cultura, Gestão e produção Cultural

Inscrições on-line e avaliação – Quando lançado, o edital terá inscrições exclusivamente on-line pelo Portal da Cultura, onde também estarão disponíveis o edital e anexos, como a ficha de inscrição.

O edital prevê que o processo de seleção para o credenciamento será realizado por uma comissão composta por, no mínimo, três profissionais das áreas técnicas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, designadas pelo secretário de Cultura e pela presidência da AADC, por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas.

Artigo anteriorInscrições em curso de segurança cibernética serão gratuitas pelos próximos 15 dias
Próximo artigoYudi Tamashiro vive novo namoro em santidade: “Sexo só depois do casamento”