
O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (28/05), a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos estaduais da ativa, aposentados e pensionistas. O pagamento será realizado nos dias 23 e 24 de junho e, somado à folha mensal, deverá movimentar cerca de R$ 1,5 bilhão na economia amazonense.
De acordo com o governador, a antecipação é resultado do equilíbrio fiscal alcançado pela gestão estadual. “Esse pagamento antecipado é fruto de um planejamento responsável e da saúde financeira do Estado. É uma forma de reconhecer e valorizar o servidor público, além de contribuir com a economia do Amazonas”, afirmou Wilson Lima.
Impacto econômico e servidores beneficiados
Segundo a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), aproximadamente 82 mil servidores ativos serão contemplados com a antecipação, o que representa um montante de R$ 942 milhões. A diferença será destinada ao pagamento de aposentados e pensionistas.
A medida deve aquecer setores do comércio e serviços às vésperas das festas juninas. A primeira parcela do 13º equivale a 50% do salário bruto dos servidores e será paga sem descontos do imposto de renda e da contribuição previdenciária estadual (Amazonprev). Os descontos só incidirão na segunda parcela, prevista para o final do ano.
Calendário de pagamento
O cronograma definido pelo governo estabelece dois dias para o depósito:
-
Dia 23 de junho: pagamento aos servidores dos Grupos 1 e 2, que incluem aposentados, pensionistas, policiais civis e militares, bombeiros, profissionais da saúde (capital e interior), Secretaria de Educação e Desporto (Seduc) e servidores do interior vinculados à Sefaz, Idam, Sepror, SNPH, UEA, Seap e Adaf;
-
Dia 24 de junho: pagamento para os demais servidores do Grupo 3.







