Foto: Arquivo/SEPcD

Pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos terão um espaço exclusivo para aproveitar os desfiles das escolas de samba e as bandas carnavalescas em mais uma edição do Carnaval na Floresta, a partir da quinta-feira (12/02) e até 17 de fevereiro, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho, o Sambódromo de Manaus.

Disponibilizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a estrutura é um direito garantido pela lei estadual 241/2015 e estará disponível em frente ao Bloco G, no Centro de Convenções.

No Espaço Acessível, a população conta uma estrutura personalizada de quatro metros por dez metros, com proteção para chuva, banheiro exclusivo, água disponível e intérprete de Libras, além de equipes multiprofissionais dando o suporte e acompanhamento das pessoas durante o evento.

O espaço estará disponível nos desfiles das escolas de samba: dia 12 de fevereiro, das 20h às 3h; nos dias 13 e 14 de fevereiro, das 20h às 6h30. Além disso, no Bloco das Piranhas, 15 de fevereiro, das 16h à 0h; e na Banda do Galo, dia 17 de fevereiro, das 16h à 0h.

Segundo a secretária da SEPcD, Selma Banes, o foco é garantir que todos possam aproveitar as festividades com segurança e acessibilidade.

“O Espaço é um direito das pessoas com deficiência e baixa mobilidade nos eventos do Estado, além disso, também é uma forma de proporcionar diversão com acessibilidade, segurança e inclusão para todos”, explicou a secretária.

Translado exclusivo

Para os usuários que quiserem chegar ao espaço PcD sem dificuldades, a SEPcD também disponibiliza um transporte exclusivo até o evento, com uma van adaptada para as pessoas com mobilidade reduzida. Ela irá realizar o percurso entre a Fundação Vila Olímpica e o Sambódromo, auxiliando no acesso da população.

Caso o usuário deseje o auxílio, pode entrar em contato com o setor de transporte da SEPcD, pelo telefone: (92) 98276-0082.

Artigo anteriorOperação Águia reforça policiamento em bairros estratégicos de Manaus e Região Metropolitana
Próximo artigoFapeam e Fapesp recebem projetos de pesquisa sobre valorização da sociobiodiversidade amazônica