27.3 C
Manaus
segunda-feira, 22 de abril de 2024
Início Cidades Governo do Amazonas e BID discutem a realização da 22ª Semana da...

Governo do Amazonas e BID discutem a realização da 22ª Semana da Sustentabilidade em Manaus

FOTOS: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A cidade de Manaus vai sediar um dos mais importantes eventos da Agenda Global de Sustentabilidade. Realizado pelo BID Invest, instituição do Banco Interamericano de Desenvolvimento voltada para o financiamento do setor privado, a 22ª Semana da Sustentabilidade acontece de 11 a 13 de julho no Centro de Convenções Vasco Vasques, com o apoio do Governo do Amazonas.

Nesta segunda-feira (19/02), representantes do Governo do Amazonas receberam uma equipe do BID Invest para tratar sobre a organização do evento, que tem como um dos objetivos construir parcerias estratégicas e encontrar investidores em busca de projetos com foco na sustentabilidade ambiental da Amazônia. A reunião, que aconteceu na sede da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), contou com equipes do órgão, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o evento, que vai acontecer pela primeira vez fora dos Estados Unidos, reunirá grandes investidores internacionais e especialistas no tema e será ideal para conectá-los com as práticas sustentáveis locais.

“Estamos muito felizes com essa oportunidade. O BID já é um parceiro importante do Estado do Amazonas, com investimentos significativos, com impacto direto na infraestrutura da cidade. Esse encontro será de grande relevância para essa aproximação com o BID Invest e para trocar experiências e práticas de sucesso no que diz respeito à sustentabilidade”, disse Campêlo.

O diretor geral de Estratégia do BID Invest, Gabriel Azevedo, falou da escolha pela capital do Amazonas, do ponto de vista econômico e por ser o centro geográfico da Amazônia. “Existe, neste momento, uma nova perspectiva sobre a Amazônia, que envolve as pessoas que moram aqui, possibilitando a melhoria na qualidade de vida da população, nas cidades, nos aspectos de logísticas, de bioeconomia e integração digital. A gente entende que Manaus é o centro geográfico da Amazônia, pois aqui temos a Zona Franca, grandes empresas, além de grandes desafios. Além disso, a cidade passa por transformações importantes, por exemplo, na área de saneamento”, disse Azevedo.

O encontro é voltado para investidores, instituições financeiras e empresas do ramo do turismo, do agronegócio, mercado digital, manufatura, entre outros. Serão cinco os temas apresentados: Investimento de Impacto, Amazônia, Inclusão, Bioeconomia e Mudanças Climáticas. Além disso, ferramentas, práticas e experiências que estão moldando o futuro do impacto sustentável no país e no mundo.

Na última edição, em 2022, a Semana da Sustentabilidade, que aconteceu em Miami, nos Estados Unidos, contou com a participação de 8 mil pessoas on-line e 500 de forma presencial, de 200 bancos, 300 empresas e 39 países.

“Esse será um evento diferenciado das edições realizadas anteriormente. E nós pretendemos proporcionar a esses participantes a experiência de estar dentro da Amazônia, de estar na floresta. Trazer a eles as informações que precisam ter, um olhar diferenciado para o nosso estado, para os nossos povos originários, para efetivamente poderem realizar investimentos para região”, afirmou o secretário da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas reúne conselhos para formatar políticas de fortalecimento do setor primário
Próximo artigoFCecon abre inscrições para programa de iniciação científica em oncologia