Evandro Seixas/SES-AM

O Governo do Amazonas devolveu à Prefeitura de Lábrea a administração do Hospital Regional do município (a 702 quilômetros de Manaus). De segunda-feira (10/02), a unidade, que em 2022 havia retornado para a gestão do Estado, voltou para a responsabilidade da nova administração municipal, empossada em janeiro de 2025.

A solicitação, realizada pelo prefeito Gerlando Lopes, foi atendida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). É uma iniciativa que já faz parte do Programa Saúde Amazonas Interior, que trata da repactuação entre as esferas estadual e municipal.

A unidade de saúde é estratégica e atende à demanda espontânea de toda população da Calha do Purus. De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o município vai ter autonomia, garantindo, ainda mais, a melhoria dos atendimentos.

“O governador Wilson Lima tem um olhar diferenciado para a saúde e, principalmente, para a população do interior, por isso, tem feito investimentos, além de determinar que as prefeituras possam ter uma independência na organização do setor”, afirmou a secretária.

O prefeito de Lábrea, Gerlando Lopes, considera que reassumir a gestão do hospital é um passo importante para o município. “Eu estou muito satisfeito e agradeço ao Governo do Estado do Amazonas, em especial ao nosso governador Wilson Lima pelo apoio e pela confiança. Vamos continuar precisando do apoio do Governo do Estado para tocar esse hospital e fazer as melhorias que o povo almeja”, ressaltou o prefeito.

Gestão do Hospital

A secretária executiva Adjunta do Interior (Seai), Rita Almeida, que representou a SES no ato de transferência do hospital, esclareceu que a gestão da unidade passou a ser do Estado, por conta de um mandado judicial e, após a solicitação do atual prefeito, retornou para o município. “Houve uma repactuação, com assinatura do termo de gestão”.

Artigo anteriorVidas de amazonenses são transformadas por meio do projeto Mais Vida
Próximo artigoIdam realiza ação de crédito para fomentar setor pesqueiro em Tapauá