FOTOS: Divulgação/Idam

Agricultores familiares e pescadores artesanais de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus) foram beneficiados com R$ 118 mil em crédito rural, disponibilizado pelo Governo do Amazonas. O montante é resultado de seis projetos de crédito elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que foram aprovados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

O recurso foi entregue pelo Idam em forma de implementos agrícolas e de pesca, casa de farinha, motor de popa e canoa de alumínio, na sexta-feira (11/04). “Essa entrega possibilitará ao público beneficiado melhores condições de trabalho, melhor produtividade e, consequentemente, aumento de renda”, avaliou o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Itapiranga, Sérgio Fróes.

Durante a atividade, que aconteceu na sede da UnLoc, também foram entregues aos trabalhadores rurais seis Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF), documento indispensável para o exercício da atividade desempenhada por agricultores familiares e que garante a eles uma série de benefícios, como o acesso a políticas públicas.

Logística de alimentos

Além da entrega do crédito e documentos, na sexta-feira, o Idam também realizou a logística de três toneladas de alimentos produzidos por oito agricultores familiares locais. Adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), os itens tiveram como destino o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o hospital do município.

De acordo com o gerente da UnLoc do instituto, a participação do programa, que no Amazonas é coordenado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), deve assegurar aos oito agricultores um pagamento de R$ 19 mil.

“Entre os alimentos entregues estavam pimenta de cheiro, pepino, maracujá, macaxeira, abóbora e banana”, pontuou Fróes, ao ressaltar que a UnLoc Idam/Itapiranga foi a responsável pela pesagem, transporte e logística dos alimentos.

Artigo anteriorUniversitária morre após ser atingida por bala perdida em Salvador
Próximo artigoAdjuto Afonso participa de ação do Governo que beneficia mais de 100 mil famílias com doação de pescado