28.3 C
Manaus
sábado, 13 de abril de 2024
Início Interior Governo do Amazonas inaugura unidade móvel do PAC em Rio Preto da...

Governo do Amazonas inaugura unidade móvel do PAC em Rio Preto da Eva e entrega Apae 100% revitalizada

FOTOS: Diego Peres/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou, neste sábado (30/03), em Rio Preto da Eva (a 57 km de Manaus), uma unidade móvel do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e entregou a Associação de Pais e Amigos dos Exepcionais (Apae) 100% revitalizada. 

Os investimentos foram feitos por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Esta é o 22º PAC do estado, a sétima unidade móvel entregue na gestão de Wilson Lima. Na inauguração, o governador reforçou o compromisso em levar os serviços de cidadania para mais próximo dos cidadãos.

“Inauguramos um PAC Móvel aqui. É o 22º do nosso Governo e é uma iniciativa inédita de emissão de identidade para 1ª e 2ª via, além de outros documentos que serão emitidos no local”, disse o governador Wilson Lima.

De acordo com a a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, os investimentos no PAC Móvel do município vão beneficiar os moradores com serviços importantes e que antes só eram possíveis em Manaus.

“Vai ajudar muito a população, porque vai ter a carteira de identidade nacional (CIN), além do Crédito Rosa e do Crédito + Inclusão, junto com outros serviços. O objetivo da Sejusc é interiorizar ainda mais os serviços de cidadania para que as pessoas possam ser atendidas no seu município”, disse Jussara Pedrosa.

No PAC, é possível realizar, entre outros serviços, a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). A unidade também contará com a emissão das carteirinhas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA).  

Também é possível receber ajuda para o cadastro de currículo na Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) e orientações sobre o seguro e auxílio para a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital e os serviços de previdência com a AmazonPrev.

APAE

A sede da Apae recebeu os serviços de pintura, reforma da parte elétrica e hidráulica, iluminação na área externa, adequação dos banheiros para Pessoas com Deficiência (PCDs) e reparos nas salas. Ao todo, os investimentos somam R$ 147.598,36, por meio do edital 001/2022 do setor social. Com a reforma, a expectativa é de que a unidade consiga ampliar e melhorar a qualidade dos serviços socioassistenciais especializados para as mais de 170 famílias associadas.

Por meio de uma articulação da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) junto à Sejusc, o governador também repassou à prefeitura dois trailers que serão usados para comercializar produtos derivados da laranja artesanal local. A cidade é a maior produtora de laranja do estado e, em três anos, o Governo do Amazonas capacitou 191 profissionais na cadeia de citros.

Segurança

Também foi entregue à Rio Preto da Eva o Sistema de Câmera de Vigilância da cidade, administrado pela Guarda Municipal. O investimento é no total de R$ 500 mil e veio por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Péricles, paga pelo estado. O Sistema possui 30 câmeras de vigilância e a expectativa é reduzir em 80% os índices de violência nas áreas monitoradas. O local conta com câmeras de visão noturna, reconhecimento facial, reconhecimento de placas, registro de velocidade, entre outras tecnologias.

A Prefeitura de Rio Preto da Eva assinou um termo de cooperação com o Governo do Estado para que os agentes da Guarda Municipal recebam treinamento voltado para o novo sistema.

“O Estado, através da Polícia Militar, vai treinar a Guarda Municipal. Com isso, também vamos integrar todo o sistema de câmeras ao nosso CICC”, finalizou o governador.

Artigo anteriorRodrygo diz que Mbappé está próximo do Real Madrid e responde sobre titularidade: ‘Será um problema feliz’
Próximo artigoGoverno do Amazonas já realizou 1,8 mil cirurgias de catarata, em mutirão que iniciou em fevereiro