Divulgação / SES-AM

O Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), desenvolve um programa pioneiro no Amazonas para o tratamento de dores crônicas em idosos. O programa, identificado como ‘Oficina de Dor’, envolve práticas alimentares e exercícios físicos, além de aspectos teóricos e psicológicos relacionados a essa condição, na terceira idade.

Desde a sua criação, em abril de 2023, o programa já atendeu cerca de 300 pacientes na unidade, que fica na avenida Camapuã, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, observa que o serviço oferecido no Caimi Dr. André Araújo é fundamental para os idosos que têm essa condição. “A dor crônica impacta a qualidade de vida das pessoas. Esse trabalho é de extrema importância, uma vez que vai além do tratamento das dores do corpo, mas também busca os cuidados com a mente”, reforça Nayara Maksoud.

A diretora da unidade, Danielle Macedo, explica que o objetivo da oficina é, também, oferecer conhecimento teórico e prático aos idosos, utilizando uma abordagem baseada em evidências científicas e uma linguagem de fácil compreensão. “O processo de envelhecimento provoca a degeneração de algumas articulações, o que reduz suas funções e torna a dor crônica mais frequente. Nosso foco é reduzir os níveis de dor e ensinar os pacientes a lidar com isso, redirecionando o foco desse desconforto, para garantir uma melhor qualidade de vida”, ressalta.

Programa

Danielle Macedo informa que a oficina é composta por 10 aulas, com carga horária total de 20 horas, e conta com uma equipe multidisciplinar formada por três fisioterapeutas, um educador físico, um psicólogo e um nutricionista.

Os participantes são avaliados por meio de questionários e escalas validadas, antes e após as aulas, para acompanhar a evolução de cada um. Ainda segundo a diretora da unidade, esses dados poderão ser utilizados em futuras publicações, contribuindo para o avanço no tratamento de dores crônicas em idosos.

O fisioterapeuta Wilson Aires, especialista no tema e responsável por implementar a “Oficina de Dor”, destaca o pioneirismo do programa no Amazonas. “O programa já é realizado em hospitais de referência de outros estados, mas aqui no Amazonas somos pioneiros com essa iniciativa. É um serviço inovador, que busca transformar a qualidade de vida dos idosos atendidos na unidade”, afirma.

Serviços

O Cami Dr. André Araújo também oferece atendimentos especializados, como fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e outras especialidades voltadas à população idosa, além de promover ações preventivas para evitar acidentes e a perda de funcionalidades comuns nessa faixa etária.

Os atendimentos no Caimi Dr. André Araújo são feitos por meio de encaminhamento do Sistema de Regulação do Amazonas. O agendamento pode ser realizado na própria unidade de saúde.

Com informações de Agência Amazonas.

Artigo anterior“O asfalto melhorou muito a nossa vida”, diz moradora do ramal Ouro Verde em Iranduba
Próximo artigo“Temos muitos animais que estão necessitando”, diz tutor de pet sobre o trabalho do ‘Castramóvel’ em 2024