O Governo do Estado estará presente na Construnorte 2024, com a divulgação do Amazonas Meu Lar, maior programa habitacional da história do estado. Considerada a maior feira de negócios da construção civil da Região Norte, o evento será realizado nesta sexta-feira, sábado e domingo (29 e 30/11 e 01/12), das 14h às 21h, no Studio 5 Centro de Convenções.
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, o programa tem impulsionado o setor, com incentivo à aquisição de unidades habitacionais pela população de menor renda. “Somente na linha do Subsídio Entrada do Meu lar, são mais de 3,7 mil unidades habitacionais disponíveis, em 32 empreendimentos imobiliários credenciados”, afirmou.
No estande da Sedurb o público poderá conferir a maquete do Programa Social e Ambiental de Manaus (Prosamin+) na comunidade da Sharp, além de obter informações sobre as linhas de atendimento do Amazonas Meu Lar, principalmente, o subsídio estadual, que auxilia as famílias dentro da faixa de renda do programa, na entrada do financiamento de unidade habitacional.
O Amazonas Meu Lar é executado pela Sedurb, Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab) e Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect).
Atuando em parceria com o programa federal Minha Casa, Minha Vida, tem como meta atender 24 mil famílias com soluções de moradia e 33 mil com regularização fundiária. O investimento estimado é de R$ 4,7 bilhões, somando recursos do Estado, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo Arrendamento Residencial (FAR).
O programa alcançou, até o momento, 22.760 famílias. Dessas, 5.827 foram atendidas com soluções de moradia e 16.933 com regularização fundiária. Ao todo, foram pagas 55.358 soluções em forma de indenização, bônus moradia, bolsa moradia e auxílio moradia.
A Construnorte 2024 é realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) e marca o retorno de um dos principais encontros do setor, reunindo 100 stands de empresas de diferentes portes, como startups, indústrias de materiais de construção, revendas e empresas especializadas em sistemas industrializados avançados.
Segundo a organização do evento, o objetivo é fomentar negócios e fortalecer a cadeia da construção civil, especialmente em Manaus e no Amazonas, sendo uma oportunidade para que empresas da região e de outros estados do Norte apresentem suas soluções e estabeleçam parcerias.
Além da exposição, a Construnorte 2024 oferecerá uma programação diversificada de palestras e workshops voltados para inovações, sustentabilidade e tendências do setor. O Sebrae terá uma participação ativa, fornecendo consultorias e capacitações direcionadas a pequenos e médios empresários, ajudando-os a aprimorar seus negócios e se prepararem para os desafios do mercado. Esses treinamentos serão focados em otimizar processos e aumentar a competitividade das empresas regionais.
Com informações de Agência Amazonas.