
O maior obstáculo para a retomada definitiva das obras da BR-319 está prestes a ficar no passado. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) anunciou que o governo federal autorizou a licença ambiental que permitirá, pela primeira vez em três décadas, o início efetivo do asfaltamento do Trecho do Meio — considerado o mais complexo e determinante para garantir a trafegabilidade completa da rodovia que liga o Amazonas ao restante do Brasil.
De acordo com o senador, o presidente da República deverá vir ao estado entre fevereiro e março para oficializar a entrega da licença, percorrer parte da rodovia e inaugurar as duas pontes reconstruídas ao longo da BR-319. Braga classificou a decisão como um marco histórico: “Depois de tantos anos de debates, obstáculos e negociações, finalmente temos o passo que faltava. É a oportunidade real de romper o isolamento e avançar com responsabilidade ambiental”, afirmou.
Frentes de obras avançam e consolidam maior progresso já registrado na rodovia
Além da liberação da licença, o senador destacou que 2025 termina com o maior conjunto de entregas já visto na BR-319. Entre os marcos citados estão:
-
Ponte do rio Curuçá concluída e em operação;
-
Ponte do rio Autaz-Mirim em fase final, com previsão de entrega entre janeiro e fevereiro;
-
Nova ponte do Igapó-Açu com licitação encerrada e obras programadas para iniciar em fevereiro, eliminando a necessidade de balsas;
-
52 km de pavimentação em andamento entre os km 198 e 250;
-
Abertura, nas próximas semanas, de contrato emergencial para recuperar o trecho Realidade–Humaitá, atualmente o único ponto crítico;
-
Autorização prevista até dezembro para a construção de 54 novas pontes de concreto e metal, cada uma acompanhada de 1 km de pavimentação em ambos os lados, totalizando 108 km de asfalto no Trecho do Meio.
Segundo Braga, esse conjunto de obras — somado à licença ambiental — forma o cenário mais favorável desde que o Amazonas começou a reivindicar a conclusão da rodovia.
Integração definitiva se aproxima
Para o senador, o avanço das obras, aliado à decisão do governo federal, coloca a BR-319 em um novo patamar.
“É o maior progresso da história da rodovia. Há vontade política, há recursos e agora temos as condições técnicas que faltavam. Pela primeira vez, o Amazonas tem razões concretas para acreditar na integração definitiva pelo asfalto”, destacou.










