É com imenso prazer que comemoramos o Dia do Professor. Filho de mãe professora e uma vida escolar totalmente dedicada ao Colégio Militar, não posso deixar de estender minha gratidão a cada um dos mestres presentes em minha vida.
O Educador tem a bela e difícil missão de estabelecer boas maneiras e acabar por desenvolver o caráter de tantos jovens, não há honra maior do que de fato influenciar a vida de tantas pessoas como nossos professores o fazem.
Gratidão ainda aos meus professores do curso de medicina, profissão que carrego com muito orgulho e que através dela pude também me tornar professor na Universidade Federal do Amazonas. Saudades dos mestres e doutores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde após ser aprovado em um dos concursos mais difíceis de nosso pais pude ingressar na Residência Medica de Oftalmologia, minha especialidade dentro da medicina. Nós somos o que pela força do hábito exercemos, um resultado direto do que fazemos, e todos os professores influenciaram de alguma forma na formação do que hoje me tornei.
Conquanto seja a profissão com a mais nobre missão em nossas vidas – a arte de educar e formar o crescimento intelectual e moral de nossas futuras gerações, é de suma importância termos a compreensão de que políticas publicas educacionais de qualidade são imprescindíveis para a construção dos valores e o desenvolvimento da cidadania que tanto almejamos. Passamos por momentos de crise no sistema educacional brasileiro, e Manaus infelizmente não foge dessa realidade. Apesar das diferenças nas políticas educacionais presentes em nosso Estado, temos que ter comprometimento em oferecer igualdade de oportunidades na escola, levando a um equilíbrio ao acesso. Oportunidades iguais e boa remuneração dos professores seria a chave do sucesso. E esse sucesso depende de uma estrutura adequada para que nossos professores possam exercer sua profissão da melhor forma possível. E isso, meus amigos, é sim possível, basta ter planejamento prévio e um pouco de força de vontade. E para quem tem muita determinação, o céu é o limite! E o compromisso com o sistema educacional deve ser da sociedade como um todo: professores, alunos, familiares e governantes.
E, não menos importante, finalizo agradecendo e parabenizando meus professores do Curso de Direito, ciência pela qual sou apaixonado e ingressei recentemente. A vida é como um trem em movimento: não pare, siga sempre em frente. Já dizia Einstein que viver é como andar de bicicleta, iremos obter equilíbrio através do movimento contínuo.
”Oportunidades iguais e boa remuneração dos professores seria a chave do sucesso. E isso é sim possível com planejamento prévio e força de vontade.”