Foto: Reprodução

A influenciadora fitness Lily Stevenson, dos Estados Unidos, se envolveu em uma polêmica ao compartilhar sua rotina fitness na internet.

Quando estava grávida de 37 semanas de seu terceiro filho, ela continuava indo à academia e fazendo uma rotina intensa de exercícios.

Em um dos vídeos compartilhados, Lily aparece fazendo levantamentos stiff com pesos de mais de 50 quilos, algo desafiador para muita gente. “O maior equívoco sobre levantamento de peso durante a gravidez é que você não pode fazer isso”, disse ela em um dos vídeos.

O bebê da influenciadora nasceu há duas semanas e é saudável, mas a jovem segue recebendo comentários negativos por ter malhado forte até a reta final da gestação.

“Recebi comentários agressivos nas redes sociais e até pessoas me olhando de forma rude na academia. Algumas pessoas disseram que queria matar meu filho por me exercitar”, contou a influenciadora em uma entrevista ao Daily Mail.

Grávidas podem malhar pesado?

Entretanto, especialistas indicam que malhar na reta final da gravidez não é perigoso, desde que alguns cuidados sejam seguidos. O professor Cleiton Augusto Libardi, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), afirma que, em casos sem indicação médica, não há nenhum problema em malhar durante a gestação.

“É até recomendado, mas alguns ajustes precisam ser feitos em relação ao exercício e a intensidade. O ideal para a grávida é evitar sentir falta de ar ou bloquear a respiração, por isso o melhor é seguir uma rotina mais tranquila”, defende ele.

As cargas devem ser reduzidas em 30% em relação à capacidade máxima da mulher antes de ficar grávida. No caso de Lily, ela chegava a levantar 120 quilos no stiff nos meses anteriores à gravidez.

Segundo Libardi, não existe uma regra para qual é o momento certo para grávidas interromperem a musculação. “À medida em que o bebê se desenvolve, a mulher vai se sentir cansada porque precisará fazer mais esforço e isso tornará o exercício mais difícil. Mas, enquanto ela se sentir bem, pode seguir”, completa.

Na entrevista ao Daily, o obstetra Lawrence Cunningham ressaltou que o mais importante é a gestante respeitar os limites do próprio corpo. “Levantar peso nessa fase avançada da gestação não é algo que eu recomendaria, a menos que a mulher fosse uma pessoa experiente nos treinamentos para evitar as lesões”, afirmou.

Com informações de: Metrópoles 

Artigo anteriorGoverno do Amazonas lança edital inédito do Programa de Aquisição de Alimentos para povos indígenas e comunidades tradicionais do Amazonas
Próximo artigoProcon-AM divulga pesquisa de preços de itens da Ceia Natalina