O Grêmio está na final da Copa do Brasil. A equipe gaúcha empatou em 1 a 1 com o Atlético-MG neste sábado (7), na Arena MRV, em Belo Horizonte, e confirmou a classificação graças à vantagem conquistada no confronto de ida.

O time mineiro saiu na frente com Renan Lodi, mas Carlos Vinícius marcou para o Tricolor e garantiu o resultado necessário para avançar.

Com a classificação, o Grêmio chega à décima final da Copa do Brasil e vai em busca do sexto título da competição. O clube já levantou a taça em 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016.

A vaga também assegura ao time gaúcho presença na próxima edição da Libertadores. Entretanto, como o Grêmio está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, precisará garantir a permanência na Série A para disputar o torneio continental.

Atlético-MG começa pressionando, mas Grêmio encontra o empate

Precisando reverter a desvantagem, o Atlético-MG começou a partida pressionando e aproveitou o apoio da torcida para ocupar o campo ofensivo. O Grêmio, por sua vez, apostava nos contra-ataques.

Aos dez minutos, Enamorado puxou uma jogada rápida e encontrou Carlos Vinícius, que finalizou perto da trave de Everson. O Galo respondeu com tentativas de Castaño e Vitão, mas o goleiro Weverton conseguiu evitar os gols.

A pressão atleticana surtiu efeito aos 25 minutos. Renan Lodi recebeu na entrada da área, avançou e acertou um chute forte no ângulo, sem chances para o goleiro gremista.

O Atlético-MG continuou criando oportunidades. Aos 32, Bernard recebeu passe de Minda e finalizou de perto, mas Weverton fez uma grande defesa.

O Grêmio chegou ao empate aos 37 minutos. Noriega recuperou a bola no ataque e cruzou para Carlos Vinícius, que ganhou a disputa com Renan Lodi e cabeceou para o fundo das redes de Everson.

Depois do gol, o time mineiro diminuiu o ritmo, enquanto os gaúchos conseguiram controlar a posse de bola até o intervalo.

Galo aumenta a posse, mas não consegue virar

O segundo tempo começou com poucas oportunidades. O técnico Eduardo Domínguez promoveu as entradas de Fred e Dudu para tentar aumentar o poder ofensivo do Atlético-MG.

Apesar de chegar a 71% de posse de bola, o time mineiro encontrou dificuldades para superar a organização defensiva gremista. Aos 20 minutos, Cuello aproveitou uma sobra na área, mas finalizou fraco e facilitou a defesa de Weverton.

Aos 26, Fred encontrou Renan Lodi livre dentro da área. O lateral tentou finalizar na saída do goleiro, mas Weverton novamente levou a melhor.

Com a chuva mais intensa em Belo Horizonte, o gramado ficou prejudicado. A torcida atleticana acendeu sinalizadores, e o árbitro Ramon Abatti Abel precisou interromper a partida em duas oportunidades.

Na reta final, o Atlético-MG passou a apostar em cruzamentos para tentar encontrar o gol da classificação. Aos 40 minutos, porém, Vitão foi expulso após atingir a cabeça de Braithwaite com o pé. O árbitro revisou o lance no VAR e aplicou o cartão vermelho.

Com um jogador a mais, o Grêmio administrou o empate até o apito final e confirmou a presença na decisão.

Data da final e próximo adversário

A final da Copa do Brasil será disputada em jogo único, no dia 6 de dezembro, em Brasília.

O adversário do Grêmio será conhecido neste domingo (8), quando Vasco e Palmeiras se enfrentam às 17h (horário de Brasília), em São Januário. O time paulista venceu o primeiro confronto por 1 a 0 e tem a vantagem para buscar a outra vaga na decisão.

Artigo anteriorDana White recusa convite de Trump para comandar comunicação da Casa Branca