• Reprodução

O governo federal pediu a todos países que deixaram de comprar carne de frango do Brasil — devido ao caso confirmado de gripe aviária em granja comercial — que limitem suas restrições à mercadoria produzida num raio de 10 quilômetros do foco da doença, registrado no município de Montenegro (RS).

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, disse em entrevista à CNN ainda esperar que as exportações se normalizem 28 dias após a desinfecção da área contaminada (em meados de junho).

O trabalho da pasta neste momento visa adiantar este processo e regionalizar as restrições.

O Ministério aposta especialmente em seus mais de 40 adidos agrícolas espalhados por parceiros internacionais para reabrir os mercados.

O termo se refere a servidores designados pela pasta para atuar em representações diplomáticas no exterior com assessoramento para assuntos relacionados à agropecuária.

“Países como Rússia, Emirados Árabes Unidos já regionalizaram a restrição recentemente. Nossa expectativa é de que outros países, especialmente naqueles em que temos adidos agrícolas, possam avaliar a possibilidade”, disse.

Nos demais países, o Mapa reforça sua atuação junto às embaixadas, distribuindo notas técnicas e informações que possam demonstrar que o Brasil “fez o dever de casa”, de acordo com o secretário.

Nas negociações, o governo conta com o fato de que nenhum novo caso de gripe aviária em propriedade comercial foi confirmado desde o foco em Montenegro. Em todo país, resta uma última suspeita em investigação, no município de Aguiarnópolis (TO).

Confira a situação atual das restrições:

Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Albânia, Namíbia e Índia.

Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão e Angola.

Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos e Japão.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorDefensoria do Amazonas bate recorde de inscritos em processo seletivo para estágio em Direito
Próximo artigoPartículas produzidas por fungo podem ser usadas no tratamento da Covid-19