Com o objetivo de homenagear os doadores e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Pensando nisso, o projeto Hapvida +1K realiza nesse sábado (15), a partir das 7h, na orla da Ponta Negra, um grande encontro em prol dessa causa, que é responsável pela salvação de milhares de vidas.

Com uma programação variada e extensa, o evento, que conta com a parceria da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (Hemoam), será realizado próximo ao chafariz da Ponta Negra. Das 7h às 8h acontece a entrega das camisas; em seguida, das 7h30 às 8h, acontece uma exposição do Hemoam; e das 8h às 9h é a vez de muita dança com diversos ritmos, como zumba e boi fitness.

E para quem gosta de praticar atividade física, também terá funcional, caminhada, corrida e gincana de atletismo, além de atividades para as crianças. E para ganhar força e recarregar as energias, às 9h será distribuído lanche. O evento encerra às 9h30.

Segundo a diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, Simone Varella, o Hapvida + 1K tem tudo a ver com a campanha de doação de sangue, pois une a solidariedade com atividades físicas. “É preciso conscientizar as pessoas de que a empatia deve ser uma prática diária que beneficia a todos. Nada melhor que unir a solidariedade com exercícios físicos em prol da doação de sangue, ato que ajuda a salvar vidas. Todos podem contribuir para um mundo melhor”.

Doação

Para participar dessa onda de amor ao próximo, basta atender alguns itens, se programar e ir até o Hemoam para fazer a doação de sangue. Entre os principais critérios para quem quer ser doador são: ter entre 16 e 68 anos; ter acima de 50 quilos; estar bem alimentado e descansado; esperar entre 90 e 180 dias após o parto (mulheres grávidas); se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação; após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente, enquanto os homens devem esperar até 60 dias.

Artigo anteriorReferência nacional, programa de tutoria educacional da prefeitura já beneficiou mais de 41 mil estudantes
Próximo artigoMusa do Largo inaugura exposição “Aturás Mandiocas Beijus” nesta quarta-feira (12/6)