Leonardo Mota/Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) comemorou na segunda-feira (25/11) o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma programação especial que contou com a participação de cerca de 200 doadores.

Durante a programação, doadores foram homenageados com certificados das categorias Prata, Ouro e Diamante, que fazem referência à quantidade de doações feitas pelos doadores no Hemoam.

A programação ainda contou com homenagem do coral do Hemoam aos doadores presentes, os parabéns, lanche e distribuição de brindes. Pacientes também deram seus depoimentos, enfatizando a importância dos doadores no tratamento e no processo de restabelecimento da saúde.

“O maior dom do mundo é a benevolência, aquela que salva vidas sem esperar retorno. E é graças a esses doadores que centenas de pessoas têm a chance de viver todos os dias, então esse é o momento que dedicamos para agradecer e homenagear nossos doadores”, disse a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

De janeiro a novembro deste ano o Hemoam já contabilizou mais de 55 mil doações. Por outro lado, pelo menos 230 transfusões de sangue são realizadas todos os dias no Estado. “Atendemos 100% do estado e nunca deixamos faltar sangue a quem precisa, mas a necessidade dos doadores é diária, precisamos desse gesto de solidariedade todos os dias do ano”, completou.

A programação de homenagem aos doadores se estende até esta terça-feira (26), com corte de cabelo e distribuição de sorvete aos doadores que compareceram ao hemocentro pela manhã.

Como doar

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado e descansado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento oficial e original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal.

Artigo anteriorRússia expulsa diplomata inglês sob acusação de espionagem
Próximo artigoMP se manifesta em queixa de irmã de Ana Hickmann contra Alexandre