Foto: Evandro Seixas/SES

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) publicou, nesta quinta-feira (12/02), uma retificação ao Processo Seletivo Simplificado (PSS) nº 001/2026 para a contratação de profissionais que vão atuar no Hospital do Sangue Idenir de Araújo Rodrigues, em Manaus. O motivo é a retificação do salário e da jornada de trabalho de enfermeiro, para equipará-los ao que está sendo ofertado aos demais cargos de nível superior do PSS.

Com isso, o valor da remuneração do cargo de enfermeiro, que era de R$ 4.318,18 para uma jornada de 40 horas semanais e 13 plantões de 12 horas, passa a ser de R$ de 4.700,00, com jornada de 30 horas semanais e 10 plantões de 12 horas.

Também houve alteração no número de vagas para o cargo de enfermeiro, que saiu de 20 (16 de ampla concorrência e mais 4 de pessoa com deficiência) para 26 (21 de ampla concorrência e mais 5 de pessoa com deficiência). Com isso, o total de vagas no processo seletivo aumentou de 265 para 271 (221 de ampla concorrência e 50 de pessoa com deficiência).

A retificação consta no site oficial da Fundação Hemoam (https://hemoam.am.gov.br/) onde também está publicado o edital.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a medida visa promover a isonomia em relação às demais categorias do PSS e justiça remuneratória no certame, mesmo não havendo descumprimento do que determina a lei que instituiu o piso da enfermagem.

Conforme a organização do PSS, o valor do salário e da jornada de trabalho definidos inicialmente para a enfermagem no processo seletivo cumpre o Piso Nacional da categoria, instituído pela Lei nº 14.434/2022, que tem como referência a jornada integral de 44 horas semanais. Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), quando a jornada do cargo é inferior a 44 horas, o valor do piso deve ser pago de forma proporcional à carga horária.

Assim, os valores previstos inicialmente no Edital 001/2026 respeitaram integralmente o piso legal, aplicando corretamente a proporcionalidade em relação à jornada de trabalho estabelecida para cada cargo.

Significa que não houve um descumprimento do piso, mas sim, a sua aplicação técnica e juridicamente adequada, o que acabou gerando a desproporcionalidade em relação aos demais cargos, que agora está sendo revista para aplicar a equiparação entre as categorias.

O processo seletivo tem inscrições abertas até esta sexta-feira (13/02) para contratação em regime temporário e formação de cadastro reserva. O edital completo, com todos os detalhes sobre requisitos, atribuições e critérios de avaliação está disponível no site oficial da Fundação Hemoam (https://hemoam.am.gov.br/).

As oportunidades contemplam profissionais de nível superior, tais como, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional, e ainda, técnicos de enfermagem e hemoterapia, além de assistentes administrativos.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial da Fundação HEMOAM (https://hemoam.am.gov.br/) entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2026, das 00h00 às 23h59 (horário de Manaus). Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e anexar os documentos exigidos no edital, em formato PDF.

Artigo anteriorSect avança na regularização fundiária com vistorias na zona rural de Manacapuru
Próximo artigoCetam publica edital com mais de 10 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional para o interior