A partir de agora, todos os pacientes que chegarem ao Hemoam (Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas) terão a temperatura aferida. A medida adicional começou a valer na sexta-feira (27), para evitar a entrada e proliferação do Coronavírus na instituição.
No protocolo de entrada dos pacientes, foi acrescentada a medição da temperatura instantânea, por termômetro digital de testa. Em caso de febre ou outros sintomas do Covid-19, esse paciente será direcionado a outra unidade de saúde pública do Estado ou do Município.
“Essa medida é importantíssima para evitar que esse vírus comprometa a saúde de quem está internado ou em atendimento no Hemoam. Nossos pacientes, principalmente os de leucemia, têm a imunidade muito baixa e precisamos afastá-los ao máximo da exposição ao Covid-19”, disse a diretora do Hemoam, Socorro Sampaio.
Ainda na parte de assistência e internação dos pacientes também foram adotadas medidas preventivas, que estão em vigor desde a segunda quinzena de março. As visitas aos pacientes internados estão suspensas por tempo indeterminado. Cada paciente tem direito a um acompanhante por vez.
O protocolo de prevenção contra contaminação viral foi reforçado. Os pacientes e acompanhantes estão recebendo orientações diárias sobre cuidados com a higiene e como fazê-la de maneira correta.
No ambulatório, houve uma organização da agenda de consultas para evitar a aglomeração de pacientes e familiares. As consultas de acompanhamento para pacientes em situação estável foram adiadas por até 60 dias. As consultas para os pacientes em tratamento com quimioterapia e em situação grave e/ou de emergência estão mantidas. Todas essas alterações estão sendo informadas por telefone para os pacientes e familiares. Pacientes idosos têm prioridade.