Em reunião realizada na terça-feira (19/03), membros do Conselho Consultivo da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) aprovaram, por unanimidade, a prestação de contas da instituição, referente ao ano de 2023, cuja execução orçamentária foi de pouco mais de R$ 110 milhões.

O balanço do ano e a execução orçamentária foram apresentados para 12 conselheiros representantes de diversas entidades públicas, que, ao final, aprovaram as contas.

Além dos diretores do Hemoam, que são membros do Conselho, participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Fundação de Amparo à pesquisa do Amazonas (Fapeam), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Comando Militar da Amazônia (CMA), representante dos servidores do Amazonas (Asfham).

Resultados destacados

Durante a exposição dos números, foram destacados os resultados dos serviços prestados pelo Hemoam, tais como os mais de 500 mil atendimentos na assistência, mais de 850 mil exames laboratoriais de baixa, média e alta complexidades, e mais de 150 mil componentes do sangue distribuídos para todo Amazonas em 2023.

“Mesmo em meio a muitos desafios em 2023, conseguimos resultados positivos, e posso destacar aqui a modernização dos nossos laboratórios, captação de recursos para a assistência e para o ensino e pesquisa, implantação do NAT Malária e, claro, a manutenção do abastecimento de hospitais com bolsas de sangue através de nosso já consolidado processo de captação, coleta, processamento e distribuição”, destacou a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

A servidora da Fapeam, Maria Goreth Souza, destacou os esforços e resultados demonstrados. “Vemos aqui o SUS que dá certo. Quero parabenizar toda a equipe porque eu sei o quanto é difícil executar orçamento, contratar, organizar todos os dados financeiros e vocês fizeram um trabalho excelente. Parabéns”, disse a conselheira.

Conselho

A reunião do Conselho atende ao regimento interno do Hemoam, conforme a Lei Delegada nº 109, de 18 de maio de 2008. O encontro acontece de forma anual para prestação e aprovação de contas do ano anterior.

A ata da reunião com aprovação das contas será encaminhada para apreciação e aprovação final do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Artigo anteriorFabio Assunção penhora imóvel de R$ 46 milhões do ex-sogro
Próximo artigoApós queda em pesquisas, Lula e ministros mudam estratégia nas redes