Getty Images

As hemorroidas são inflamações dolorosas nas veias ao redor do ânus ou do reto. Um estudo publicado em 2020 na revista Annals of Gastroenterology estima que 38% da população mundial já sofreu com a condição que, entretanto, ainda é um tabu.

Os sintomas podem variar, mas, de maneira geral, incluem dor, coceira, sangramentos e sensação de inchaço. Pessoas com hemorroidas têm uma dilatação anormal das veias do ânus causada por vários fatores: podem ser hábitos de vida, problemas de saúde e até predisposição genética.

“Os principais fatores de risco incluem constipação intestinal ou diarreia recorrente, obesidade e gestação”, explica a proctologista Renata Colaneri, da Prime Care Medical Complex, em São Paulo.

Para evitar que o quadro apareça ou se agrave, é importante estar atento aos hábitos que favorecem o desenvolvimento e a piora da condição.

Comportamentos que aumentam o risco de hemorroidas

  • Comer alimentos apimentados.
  • Usar papel higiênico de má qualidade.
  • Ficar muito tempo no vaso sanitário.
  • Comer poucas fibras e tomar pouca água.
  • Exagerar nos exercícios físicos ou em esforços pontuais.
  • Ser sedentário.
  • Ignorar as inflamações.

Comer alimentos apimentados

Segundo o cirurgião do aparelho digestivo André Augusto Pinto, da Clínica Gastro ABC, em Santo André, alguns erros comuns agravam as hemorroidas. Um deles é o consumo de alimentos apimentados. Embora a pimenta não cause a condição, ela pode intensificar os sintomas. “A pimenta pode irritar a mucosa intestinal, piorando a inflamação nas veias da região anal e aumentando a sensação dolorosa”, afirma o especialista.

Usar papel higiênico

Outro hábito que deve ser evitado é o uso de papel higiênico, especialmente o de má qualidade. O atrito gerado pelo papel ao ser esfregado na região anal, especialmente se for feito com força, pode causar irritação e sangramentos. Os especialistas recomendam o uso de alternativas mais suaves para a higiene íntima, como lenços umedecidos ou duchas higiênicas.

Ficar muito tempo no vaso sanitário

Passar longos períodos sentado no vaso sanitário também pode aumentar os riscos de desenvolver hemorroidas, pois a posição em noventa graus dos joelhos enquanto se faz força para defecar aumenta a pressão nas veias da região anal, favorecendo a dilatação.

Comer poucas fibras

A alimentação também possui um papel direto no desenvolvimento de hemorroidas, já que altera a consistência e a frequência de fezes, fator determinante para o risco de desenvolvimento das inflamações no ânus.

“A alimentação tem um papel chave para melhorar a saúde das fezes. Tanto que fazer dietas ricas em fibras, com alimentos como frutas, verduras e grãos integrais, para regular o intestino e reforçar a hidratação são as principais indicações para tratar as hemorroidas”, explica Pinto.

Exagerar nos exercícios físicos

Outro hábito que pode agravar a inflamação das hemorroidas é a prática de exercícios físicos intensos, como levantamento de peso e musculação sem a correta preparação. Embora atividades físicas moderadas sejam benéficas para a saúde intestinal, exercícios que exigem grande esforço físico podem piorar os sintomas.

“Esforço intenso e recorrente, como carregar objetos muito pesados ou fazer levantamento de peso, por exemplo, aumentam muito o risco do aparecimento de hemorroidas”, comenta Renata. Isso ocorre porque o aumento da pressão intra-abdominal durante o esforço físico intenso pode agravar o prolapso das veias dilatadas e provocar dor e sangramento.

Ser sedentário

Na contramão, não fazer atividades físicas pode enfraquecer a musculatura pélvica e facilitar a formação de hemorroidas. “Exercícios como caminhada, corrida, natação, yoga ou musculação ajudam a fortalecer os músculos da região, além de melhorar a circulação sanguínea, controlar o peso e reduzir o estresse, todos fatores que ajudam a manter o controle da condição”, explica o gastrocirurgião Alvaro Faria, também da Clínca Gastro ABC.

Ignorar as inflamações

Os especialistas ressaltam que é importante que as pessoas não ignorem as inflamações e esperem que elas passem sozinhas. O ideal é procurar ajuda médica para que seja feita uma avaliação para evitar a piora do caso. O controle dos desconfortos também pode ser feito com banhos de assento com água morna. “A água melhora a circulação sanguínea e relaxa a musculatura na região afetada”, aconselha Faria.

Tratamentos mais avançados

Quando os cuidados básicos não são suficientes para aliviar os sintomas ou quando as hemorroidas se tornam mais graves, é possível recorrer a tratamentos mais invasivos. Procedimentos como a ligadura elástica, escleroterapia e hemorroidectomia grampeada são utilizados para amarrar ou secar as veias dilatadas, reduzindo o problema de forma eficaz.

A prevenção, porém, continua sendo a melhor forma de evitar que a doença se agrave, com a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas e a manutenção de uma dieta equilibrada. A mudança no estilo de vida e evitar os hábitos ruins é, sem dúvida, o caminho mais eficaz para evitar o desenvolvimento e a piora das hemorroidas.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro São José
Próximo artigoBotafogo inicia busca pelo título da Recopa Sul-Americana