A superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Valcléia Lima, é uma das personagens retratadas no livro infantil “Alfinhas: Meninas que Inspiram”, lançado na última semana em São Paulo (SP). Escrito pela comunicadora Cristiana Xavier de Brito, a obra destaca histórias de meninas inspiradoras e o impacto positivo que elas geram em suas comunidades.

Além de exaltar a força feminina, “Alfinhas” também valoriza a identidade amazônica por meio da trajetória de Valcléia, uma mulher que cresceu na floresta, na comunidade quilombola de Murumuru, localizada em Santarém, no interior do Pará. Sua vida e carreira são dedicadas ao fortalecimento das comunidades tradicionais da região.

“Na beira de um lindo e extenso rio. Gosta muito de estudar e ensinar para todo mundo como é importante cuidar da natureza e das pessoas”, diz um trecho do livro sobre a superintendente.

A autora conheceu Valcléia em junho de 2024, durante uma reunião da FAS, e identificou qualidades marcantes na ambientalista, como ética, confiança, generosidade e respeito. “Desde o primeiro momento, percebi que ela era uma verdadeira mulher alfa, uma líder inspiradora”, afirma Cristiana Xavier de Brito.

Ilustrado por Mimura Rodriguez, Alfinhas está disponível para compra no site da Editora Letramento. O livro celebra a diversidade e a força das meninas, reforçando a importância da representatividade e do empoderamento feminino desde a infância.

Na história, a pequena Titi, cheia de ideias e sonhos, se inspira nas mulheres heróicas de sua vida — mãe, tias, avós e professoras. Ela reúne suas amigas, as “alfinhas”, para mostrar como cada uma pode fazer a diferença e contribuir para um mundo melhor.

“Alfinhas nasceu porque acredito no poder transformador da leitura e na importância de vínculos seguros, baseados em conexão, cuidado e aceitação. Valorizo a autonomia e a identidade de cada indivíduo. Com este livro, busco incentivar o diálogo e a liberdade de expressão em todos os contextos, oferecendo uma orientação clara e limites que promovam o crescimento saudável”, analisa a autora.

Uma amazônida que transforma e inspira

Nascida na comunidade quilombola Murumuru, Valcléia Lima é bisneta de negros escravizados. Desde a infância, recebeu do pai o incentivo para estudar, o que a levou a sair de sua comunidade e morar com outras famílias para ter acesso à educação. Com esforço e dedicação, conquistou a graduação em Gestão Pública e uma especialização em Inovação e Difusão Tecnológica.

Há 30 anos, Valcléia se dedica a projetos de conservação da floresta amazônica e ao desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais. Atualmente, lidera uma equipe de mais de 80 pessoas que trabalham para promover justiça social, inclusão e sustentabilidade na região.

Sua trajetória é um exemplo inspirador para muitas mulheres amazônidas que sonham em transformar a realidade de suas comunidades.

“Vivemos em um país onde as mulheres ainda precisam lutar para serem reconhecidas e enfrentar desafios como a violência doméstica, abusos e infâncias interrompidas. Já avançamos muito, mas a estrada ainda é longa. Ver minha história e minhas ideias inspirando novas gerações, especialmente meninas, é um dos maiores reconhecimentos que posso receber”, compartilha a superintendente da FAS.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

Sobre a autora

Cristiana Xavier de Brito é especialista em relações institucionais e sustentabilidade, com mais de 40 anos de experiência na área. Autora do livro Mulher Alfa – Liderança que Inspira, disponível em português, inglês e alemão, Cristiana é uma defensora da liderança transformadora, promovendo impactos positivos nos negócios, no meio ambiente e na sociedade. Seu propósito é incentivar mais equilíbrio e colaboração, criando espaços inclusivos e sustentáveis, onde todas as pessoas possam prosperar.

Sobre a ilustradora

Mimura Rodriguez atua há 15 anos no campo artístico, transitando por diversas áreas. Já trabalhou como diretora de arte em teatro e cinema e teve suas tapeçarias e xilogravuras expostas no Brasil e em Berlim. Sua pesquisa artística atual explora a ancestralidade nas artes cênicas e visuais, com foco em arte urbana e performance.

Artigo anteriorMãe e filha estreiam espetáculo no palco do Teatro da Instalação, em Manaus
Próximo artigoBrasil em alta: brasileiros e estrangeiros impulsionam buscas por viagens no país em 2025, segundo a Booking.com