Reprodução/Prefeitura de São Paulo

São Paulo – Um homem foi internado em uma unidade de saúde, na Zona Sul de São Paulo, com ferimentos no nariz depois de um tentativa de rinoplastia caseira. O paciente teria se guiado por vídeos publicados na internet para fazer o procedimento. O caso aconteceu na última quinta-feira (21/7).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a rinoplastia é um ato exclusivamente médico, e inclusive, o procedimento necessita de um profissional especializado para ser realizado.

O homem teria usado álcool 70% para higienizar o nariz durante a “plástica”. Ele teria relatados aos médicos do hospital onde foi atendido, que não usou luvas, utilizou anestésico veterinário, fez a “sutura com fio absorvível e super-bonder” e não teria limpado o sangue “para não abrir os pontos”.

Estado do paciente

Por meio de nota, a Prefeitura de São Paulo confirmou que o homem foi atendido na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Campo Limpo e, posteriormente encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, para que fosse realizada a limpeza do ferimento. O homem foi orientado a receber atendimento psicológico.

“A pasta esclarece que, após ser acolhido pela equipe médica de saúde mental, o paciente passou por atendimento da equipe de bucomaxilofacial (BMF), que realizou a limpeza do ferimento, curativo e orientação quanto aos cuidados necessários. A SMS reforça que o paciente recebeu alta hospitalar no mesmo dia, além de encaminhamento para retorno com a especialidade BMF. Ele foi encaminhado para também seguir atendimento na rede com serviço de psicologia”, diz a nota.

Pronunciamento da plataforma YouTube

Ao portal G1, o YouTube Brasil informou, que todos os conteúdos “precisam seguir nossas Diretrizes de Comunidade, e não permitimos material que incentive atividades perigosas com risco de danos físicos graves ou de morte. Contamos com uma combinação de sistemas inteligentes, revisores humanos e denúncias de usuários para identificar conteúdo suspeito e remover o que esteja em desacordo com nossas políticas assim que localizado. Os vídeos enviados pela reportagem estão em análise”.

(Metrópoles)

Artigo anteriorPesquisa feita pelo Idec sinaliza para agrotóxicos em ultraprocessados de origem animal
Próximo artigoVereador Amom Mandel cancela agenda no interior ao ver ex-governador José Melo em comitiva do Negão