
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), cumpriu, na manhã desta quinta-feira (6/11), um mandado de prisão em razão de sentença condenatória contra um homem de 42 anos, condenado a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável. A prisão ocorreu na zona urbana do município.
De acordo com o delegado Aldiney Nogueira, o crime foi praticado entre agosto e dezembro de 2023, quando a vítima tinha apenas 6 anos. O caso foi investigado à época, após a mãe da vítima registrar a denúncia.
“Chegou a ser representada pela prisão preventiva do indivíduo, e o mandado foi cumprido em janeiro de 2024, tendo ele recebido o direito de responder em liberdade posteriormente. Agora, com a condenação definitiva, cumprimos o mandado logo que tomamos conhecimento da decisão judicial”, afirmou o delegado.
Segundo Aldiney Nogueira, a genitora da vítima era enteada do agressor e, ao denunciar o crime contra a filha, relatou que também havia sido abusada pelo mesmo homem entre os 8 e 16 anos de idade.
“Ela contou que, na época dos fatos, não recebeu apoio da família para denunciar. Um outro Inquérito Policial (IP) foi instaurado para apurar os abusos sofridos pela mãe da vítima”, acrescentou o delegado.
O delegado destacou ainda a importância das denúncias em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, ressaltando que a omissão e a negligência podem permitir a reincidência dos abusos.
As denúncias podem ser feitas pelos números 197 e (92) 3667-7575 (disque-denúncia da PC-AM), 181 (disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública – SSP-AM) ou pelo Disque 100, canal dos Direitos Humanos.
Procedimentos
O homem foi condenado a 12 anos de reclusão por estupro de vulnerável e está à disposição do Poder Judiciário.










