A direção do Hospital de Santa Isabel do Rio Negro, Irmã Edwiges Maria Sikorka, em nota divulgada neste sábado, 13, disse que são infundadas e inverídicas as informações do site Fato Amazônico publicadas dia 8 mês com o título “Após 90 dias com bisturi no intestino indígena yanomami de 20 anos veio à óbito; médico peruano é acusado”.
É estranho que a direção do hospital tenha chegado a essa conclusão. Falta de capacidade de interpretação ou não leu a matéria.
À exceção de pouquíssimos detalhes trazidos pela direção do hospital, o conteúdo da nota é praticamente o mesmo usado pelo site descrito em documento assinado por lideranças indígenas yanomamis da comunidade Bicho Açu sobre a morte de Keliane Goes Yanomami, 20 anos (ver documento).
Logo, o termo infundado não combina com a linha editorial do site, rigorosamente respaldo no documento assinado por 34 indígenas – parentes de Keliane Goes Yanomami -, na produção de seu trabalho.
Tanto o nome do suposto médico cirurgião, Antônio Peruano, quanto o bisturi encontrado nas cinzas obtidas do processo de cremação do corpo de Keliane constam no documento produzidos pelas lideranças indígenas e enderaçado “para senhores (as) competentes.
A nota da direção do Hospital de Santa Isabel do Rio Negro, Irmã Edwiges Maria Sikorka, peca irresponsavelmente na medida que, ao omitir a existência de um documento levado às autoridades competentes sobre a morte de Keliane, prefere descredenciar o site com termos inapropriados.
Nota do Hospital
Direção do Hospital de Santa Isabel do Rio Negro Irmã Edwiges Maria Sikorka, divulga nota onde contradiz suposta denúncia de negligência médica que causou morte de Yanomami.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Isabel do Rio Negro Junto a Unidade Hospitalar Irma Edwiges Maria Sikorska, informa que a paciente Keliane de Góes Yanomami no dia 08 de Fevereiro de 2023, deu entrada no Hospital para um procedimento de cesariana de EMERGÊNCIA, Realizado pelo profissional Médico Cirurgião Dr. Luiz Humberto Daza Rios/CRM-AM 7293 RQE 4120, não havendo intercorrências durante e nem a pós o processo cirúrgico, tendo alta após 48 horas do procedimento, no dia 10.02.2023, onde a mesma retornou para sede Da SESAI YANOMAMI de Santa Isabel do Rio Negro. Ficando aos cuidados dos profissionais de saúde deste órgão.
Após 22 dias a paciente retorna a Unidade Hospitalar, dando entrada na urgência e emergência no dia 03 de Março de 2023 às 15:49 hrs, sendo avaliada pelo profissional Médico Cirurgião Dr. Luiz Humberto Daza Rios- CRM-AM 7293 RQE: 4120, sendo a causa internação, D62 ANEMIA AGUDA POS-HEMORRAGICA, onde o mesmo realizou conduta adequada para aquela situação, sendo realizado exames complementares de Imagem/USG, onde não foi detectado nenhum corpo estranho na paciente, mas evidenciou-se imagem heterogénea intra-abdominal na região lateral Esquerda (flanco esquerdo) abdomen sem evidencia de liquido livre em cavidade. Loja Hepatorrenal e esplenorrenal livres. FSD livre. sendo a causa internação, Onde o Médico solicita encaminhamento a Manaus para HOSPITAL DE REFERÊNCIA, para avaliação de conduta de cirurgia geral, pois a unidade não possui estrutura para possíveis complicações como UTI, e exame de TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA – TC, por esse motivo o mesmo solicita remoção em UTI aérea via SISTEMA DE TRANSFERÊNCIA DE EMERGÊNCIA REGULADA SISTER. No dia 04 de Março de 2023 a paciente è removida de UTI AÉREA e foi referenciada pelo SISTEMA para o Hospital e Pronto socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, onde a mesma deu- entrada em Manaus, onde também foi realizado exame de USG abdominal, revelando HEMATOMAS DE PAREDE, sendo drenado naquela unidade hospitalar, seguindo o fluxo a paciente deu entrada na Maternidade Ana Braga onde também realizou mais um exame de USG DE PAREDE ABDOMINAL, MOSTRANDO HEMATOMA DE PAREDE 4X0,5 cm.
Sendo assim salientamos que segundo o laudo de atendimento da Maternidade Ana Braga onde foi realizado o exame de USG ABDOMINAL NÃO DETECTOU-SE NENHUM CORPO ESTRANHO DENTRO DA PACIENTE E QUE O OBITO DA MESMA NÃO TEM RELAÇÃO COM O QUE ESTÁ SENDO CITADO NA MATÉRIA.
Sendo assim afirmamos que o MÉDICO CITADO NA MATÉRIA DR ANTONIO PERUANO, NUNCA FEZ PARTE DO QUADRO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS DA SAÚDE DO MUNICÍPIO E DA UNIDADE HOSPITALAR DE SANTA ISABEL DO RIO NEGRO.
AS INFORMAÇÕES CITADO NO SITE FATO AMAZONICO E PORTAL DO ZACARIAS SÃO INVERIDICAS E NÃO CONDIZEM COM OS PROCEDIMENTOS DOS PROFISSIONAIS MÉDICOS NAS UNIDADES HOSPITALARES, POR ONDE A PACIENTE DEU ENTRADA E TEVE SEU ATENDIMENTO REALIZADO E RELATADO NOS PRONTUÁRIOS E EVOLUÇÃO DOS ATENDIMENTOS.
SANLIENTAMOS QUE ESSAS INFORMAÇÕES DIVUGADAS POR ESSES PORTAIS SÃO ALEATORIAS E INFUNDADAS.
A direção do Hospital informou que todos procedimentos cirúrgicos realizadas alí são feitos com bisturi elétrico, descartando a possibilidade da ferramenta ter sido esquecida dentro da paciente durante a cirurgia.