Foto: Arthur Castro/Secom

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo realizou, nesta terça-feira (07/10), uma reunião para receber lideranças comunitárias da zona leste, numa ação de portas abertas para apresentar as obras em andamento e os projetos que estão sendo implantados, os quais já começam a transformar a unidade, com melhorias estruturais, de atendimento e acolhimento aos pacientes.

A unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está passando por uma série de reformas, como do serviço de pronto atendimento de urgência e emergência, que vai permitir a implantação do sistema Fast Track, método que otimiza o atendimento, estabelecendo um fluxo mais rápido e ágil para os casos de baixa complexidade.

Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a reunião com os moradores é uma maneira de reconhecer o papel fundamental da comunidade no aprimoramento contínuo da assistência hospitalar. “Esse diálogo direto com a população demonstra o nosso compromisso com a transparência e com a gestão eficiente da saúde do estado”, destaca.

Os representantes das comunidades expressaram satisfação com o convite para o encontro. Agnaldo Freitas, líder comunitário do bairro Cidade de Deus, destacou a relevância do momento. “Para nós, é de grande importância tudo que está acontecendo na área da saúde. Como líder comunitário, posso dizer que isso tudo é verdade. O recurso está sendo realmente investido na saúde”, ressaltou.

O senso de representatividade chamou a atenção de Edvan Alves, do bairro Jorge Teixeira, primeira etapa. “Para nós, que somos líderes comunitários, é motivo de muita alegria quando o poder público convida as pessoas que verdadeiramente entendem e recebem as problemáticas da comunidade. Estamos vendo de perto o Governo do Estado com um olhar visionário, chamando as lideranças para ouvir e ver como vai ficar o nosso querido Platão Araújo. Ninguém gosta de hospital, usa porque precisa e tem que ser bem acolhido, bem atendido e ter suas problemáticas resolvidas”, acrescentou.

Melhorias

De acordo com o diretor do HPS Platão Araújo, Juliano Botero, o encontro foi importante para mostrar à comunidade os resultados que já vêm sendo alcançados. “Eles têm o papel fundamental de replicar para os demais moradores o que tem sido feito e como estamos trabalhando para entregar atendimento de qualidade à população”, frisou, ressaltando que este é o primeiro evento do tipo e que outros ocorrerão.

A nova administração tem promovido importantes avanços no HPS Platão Araújo. O hospital apresentou crescimento de 42% no número de cirurgias. Quando se trata de cirurgias ortopédicas, uma das principais demandas do HPS, o número de procedimentos cresceu 60%.

Para alcançar esses resultados, a nova direção do HPS Platão Araújo estabeleceu procedimentos que garantem maior fluidez nos atendimentos cirúrgicos. Além disso, os centros cirúrgicos passaram a funcionar 24 horas, sete dias por semana e o abastecimento e disponibilização de materiais para as operações também são ininterruptos.

Outro protocolo que contribuiu para o avanço no número de cirurgias é o de emissão de laudo de risco cirúrgico em até 40 minutos. A iniciativa tem contribuído para que pacientes com condições clínicas avaliadas pela equipe médica possam realizar a operação no mesmo dia.

Para sustentar essas melhorias, a gestão realizou 580 novas contratações, são 117 enfermeiros e 338 técnicos em enfermagem reforçando o corpo profissional do hospital.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas realiza Aulão Solidário de Defesa Pessoal Feminina em alusão ao Outubro Rosa
Próximo artigoGoverno do Amazonas recebe Missão do BID, para tratar das próximas etapas do Prosai Parintins