Foto: Freepik

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE), que age contra inflamações leves. Ele também tem efeito analgésico e antitérmico, por isso costuma ser indicado para o tratamento de diferentes tipos de dor, febre e após pequenas cirurgias. Embora ibuprofeno seja o nome do princípio ativo, o ibuprofeno está presente em diferentes medicamentos, como Advil, Alivium, Ibuflex, Buscofem, Novalfem, Doraplax, Lombalgina, entre outros.

Como age o ibuprofeno na inflamação?

Ele funciona bloqueando a produção do seu corpo de certas substâncias naturais que causam inflamação. Esse efeito ajuda a diminuir o inchaço, a dor ou a febre.

Como usar ibuprofeno?

O ibuprofeno é um medicamento eficaz no alívio de sintomas como:

  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Dor reumatológica;
  • Dor nas costas;
  • Dor de dente;
  • Cólica menstrual;
  • Febre.

É possível encontrar ibuprofeno em gotas, cápsulas e comprimidos. A diferença entre as apresentações é o tempo de efeito. A forma líquida age mais rapidamente, seguida da em cápsula. E, geral, o ibuprofeno demora de 15 a 30 minutos para agir e seu efeito tem de quatro e seis horas de duração, a depender da causa e da intensidade.

O ibuprofeno faz parte dos medicamentos isentos de prescrição, os MIPs. Portanto, é possível comprá-lo sem receita. Entretanto, a dose recomendada varia de acordo com a faixa etária e o peso e deve ser indicada por um especialista.

Riscos do ibuprofeno

Embora seja considerado o medicamento mais seguro da classe dos AINEs, o uso em excesso ou prolongado do ibuprofeno pode trazer consequências como problemas no coração e nos rins. Além disso, seus efeitos colaterais incluem diarreia, problemas gastrointestinais, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, pressão alta, danos renais, toxicidade hepática, baixos níveis de sódio, náusea, AVC, úlceras e enjoo.

Qual é a contra indicação do ibuprofeno?

Devido aos efeitos colaterais relatados acima, o ibuprofeno não deve ser utilizado por pessoas que sofrem com úlcera gastroduodenal e sangramento gastrointestinal. Ele também é contraindicado para bebês menores de seis meses, grávidas, lactantes, pessoas com asma ou com alergia a qualquer componente da fórmula.

Além disso, o ibuprofeno e outros AINEs não devem ser utilizados em causa de suspeita de dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti devido ao aumento do risco de hemorragia.

A Cleveland Clinic alerta ainda que o ibuprofeno pode interagir de forma negativa com outros medicamentos, como anticoagulantes, alguns medicamentos para o coração; medicação imunossupressora, como a ciclosporina; medicação para convulsões, como fenitoína e outros AINEs.

Idosos e crianças com menos de 2 anos não devem utilizar o medicamento sem orientação médica.

Qual remédio substitui o ibuprofeno?

Pessoas com alergia ou alguma contraindicação ao ibuprofeno podem utilizar medicamentos com ação semelhante como o paracetamol ou a dipirona. No entanto, estes não são tão eficazes no combate à inflamação.

Com informações de: O Globo

Artigo anteriorPreta Gil nega ter vivido relacionamento aberto com Rodrigo Godoy
Próximo artigoDe olho no turismo, cidade de SC quer construir ‘rua mais sinuosa do mundo’