Ida Silva, candidata à presidência do Boi Garantido (Foto: Samuel Estevão/Fato Amazônico)

Em um encontro marcado pela força e postura da mulher parintinense, Ida Silva, batuqueira do boi Garantido, sócia, torcedora e uma das primeiras a se posicionar contra os desmandos da gestão que se encerrou com o afastamento do ex-presidente Antônio Andrade anunciou oficialmente que é candidata a presidenta do “Boi do Povão”.

Com o slogan “A baixa está unida, por acreditar eu voto ida”, Ida Silva quer ser a primeira mulher a presidir o Garantido, o “Boi do Povão”. O anúncio foi feito em um encontro com jornalistas na noite desta terça-feira (11) em sua residência localizada no Condomínio Ouro Verde, Zona Leste de Manaus, onde ela falou sobre os planos de campanha e as propostas para construir, se eleita, um Garantido “técnico”, forte e vitorioso.

“Quero mostrar que uma mulher no comando pode fazer a diferença”, acrescentou Ida Silva que terá pela frente além da campanha o trabalho de desvincular sua imagem de Antônio Andrade, sacado do mandato a uma semana do início do 56° Festival Folclórico de Parintins pelo conselho de ética do Garantido.

“Infelizmente isso está muito duro para mim porque realmente eles me associam a tudo, enquanto eu não tive participação em absolutamente nada. Há um ano e meio foram contadas as vezes que eu entrei na cidade Garantido. Eu não compactuei com absolutamente nada e eu agradeço a Deus por estar fora, pois se não a minha imagem estaria péssima diante desse cenário”, afirmou.

“Aí aconteceu aquela tragédia de 2022 e fui pra lá e dei apoio aos nossos trabalhadores. Quem sabe a verdade jamais irá para as redes sociais falar de mim”, acrescentou, afirmando que ao dizer esse ano que não compactaria com mais um ano da administração de Antônio Andrade foi pior. “Pessoas viraram as costas pra mim”, completou.

Lançamento

O lançamento oficial da campanha de Ida Silva será em Parintins no dia 22 de julho e em Manaus no dia 29 ainda deste mês.

“Vou reunir minhas ‘aguerrIDa’s’ e ir à luta”, avisou. “AguerrIDA’s são o grupo de mulheres da minha campanha que são inspiradas nas lendárias ‘comadres’ do Garantido”, revelou Ida.

Em seu discurso aos convidados Ida elencou as propostas e respondeu aos questionamentos da imprensa. Entre as perguntas, uma relativa aos primeiros passos caso eleita: “Se eleita precisarei de uma auditoria para me dizer que boi estou herdando, o segundo passo é reconstruir nosso estatuto e paralelo a isso correr para adquirir um terreno e construir um galpão próximo ao bumbódromo. Isso é fundamental”, elencou.

Muiraquitã

Além de falar das propostas, Ida Silva explicou a razão de sua candidatura e a escolha do místico “Muiraquitã” como símbolo da campanha. “O Muiraquitã é um amuleto da sorte e da força da mulher amazônica. Ele é o símbolo maior da Icamiabas, as lendárias guerreiras Amazonas e é por isso que as mulheres são a força da minha campanha, porque eu acredito que como mulher posso reconstruir junto com minhas companheiras mulheres, o Boi Garantido”, afirmou.

“Se Deus quiser é Nossa Senhora do Carmo me permitir, irei levar a mensagem da nossa campanha aos sócios e sócias do Garantido, ganhar e a eleição e reconstruir o nosso boi ancorado na palavra que eu considero vital: técnica! Emoção nós temos, superação nós somos, mas, nós precisamos de técnica!”, finalizou Ida Silva.

Conheça as 7 propostas de Ida Silva

1 – Reconstrução do Estatuo da Associação Folclórica Boi – Bumbá Garantido (AFBBG).

2 – Aquisição e construção do Novo Galpão de Alegorias do Garantido próximo ao bumbódromo

3 – Política de Valorização dos patrocinadores locais e nacionais do Festival Folclórico de Parintins e do Boi Garantido.

4 – Reconstruir os projetos sociais do boi como a Universidade do Folclore utilizando novas ferramentas de captação de recursos além de criar ações envolvendo as novas gerações de artistas torcedores que podem ajudar no presente a construir o futuro do Boi Garantido.

5 – Reestruturar e modernizar a política de arrecadação das contribuições mensais dos sócios e sócias da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido (AFBBG).

6 – Trabalhar em parceria com a empresa captadora de patrocínios para o Festival Folclórico de Parintins, a busca de patrocinadores exclusivos para o setor coreográfico, de galera, de figurino e de ritmo. (Coreógrafos, Galera, Figurinistas e Batucada).

7 – Modernizar e estruturar setores administrativos vitais para o Garantido como as assessorias de Comunicação, Jurídica e de Marketing, com previsão estatutária descentralizada, com cargos em Parintins, Manaus e São Paulo.

Artigo anteriorWilson Lima destaca reforço na operação Tamoiotatá e queda expressiva em desmatamento no Amazonas
Próximo artigoRelator da reforma tributária no Senado descarta fatiamento; Braga prometeu votação até outubro