Em videoconferência, o Sistema Sepror, por meio do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Valdenor Pontes Cardoso;  do secretário de Produção Rural do Estado do Amazonas, Petrucio Magalhães Junior; e do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Alexandre Araújo; reuniu-se na última quinta (14) com o superintendente do Banco da Amazônia, André Vargas, e representantes da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc). O objetivo foi discutir a viabilidade de crédito para manejadores de pirarucu.

Atualmente, segundo a Asproc, há 620 associados à entidade e destes 200 são manejadores de pirarucu. Neste momento, eles necessitam de crédito para custear gastos e fomentar o negócio. Com expertise em vários segmentos do setor primário, a Asproc tem atuação efetiva no mercado da biodiversidade há 26 anos e desde 2011, no manejo do pirarucu.

Em proposta, o Banco da Amazônia apresentou seus serviços e disponibilidade em auxiliar os manejadores de Carauari. O detalhe do tipo de negócio foi apresentado pelo consultor em crédito e desenvolvimento rural da Conexsus, João Luiz Guadagnin, o qual  afirmou que, de acordo com as características dos associados da Asproc, a tomada de crédito através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf B) é uma das alternativas para agilizar o processo.

Se firmada essa proposta, caberá ao Idam a elaboração dos projetos dos manejadores do pirarucu, seguindo todas as orientações e recomendações técnicas exigidas. “O Idam está disposto a auxiliar no que for necessário. Nesta etapa da negociação, só precisamos saber se todos os manejadores têm DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) em dia e cadastro no Banco da Amazônia”, detalhou o presidente do Idam, Valdenor.

Uma próxima reunião com todos os participantes foi marcada para segunda-feira (18). Na oportunidade, serão deliberadas as próximas etapas da contratação de crédito rural para os manejadores de pirarucu de Carauari.

Artigo anteriorCanal de atendimento oferece serviços para classe artística
Próximo artigoMP quer condenação de prefeito de Humaitá por contratações ilegais de servidores temporários