Realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA, foram oferecidos serviços de castração, orientação veterinária, vermifugação e vacinação para os animaizinhos da cidade.
Os trabalhos fazem parte do roteiro de castração em massa, que, neste mês de julho, percorreu a Calha do Rio Negro, cujos atendimentos são realizados por uma equipe de médicos veterinários voluntários e do Projeto Veterinários na Estrada que vinheram de Minas Gerais, exclusivamente, para ajudar no mutirão de castração.
Em São Gabriel da Cachoeira, um total de 234 animais foram castrados, registrando o maior número de castrações do percurso que atendeu, também, os municípios de Barcelos, com 141 castrações e, Santa Isabel do Rio Negro com 68 animais esterelizados.
Fiz questão de acompanhar de perto os trabalhos, pois a nossa meta não é apenas criar, e sim fiscalizar para que o serviço seja dado com qualidade. A castração é muito importante porque promove a saúde e bem-estar animal e, consequentemente da população, pois com menos cães e gatos nas ruas, diminui o risco de proliferação de doenças causadas pelos animais”, explica Joana Darc.
Os serviços pelo interior seguem agora para os municípios de Rio Preto da Eva e Manicoré, retornando, posteriormente para Manaus, onde serão atendidos os bairros da região metropolitana.