
Ex-zagueiro da Seleção Brasileira e ídolo do Benfica, Luisão se pronunciou sobre o ato de racismo contra Vini Jr., em Lisboa, nessa terça-feira (17/2). O jogador do Real Madrid afirmou que foi chamado de macaco pelo argentino Prestianni, atleta dos Encarnados.
Em publicação nas redes sociais, Luisão defendeu Vini Jr., além de criticar a atitude de Prestianni. O ex-capitão das Águias afirmou sentir-se envergonhado com o posicionamento do Benfica, que afirma que a situação não aconteceu.
“Essa camisa é muito grande, amo o Benfica, é a minha segunda pele. Tem de se ser digno para vestir o manto sagrado. Esse texto piora porque é mentira… futebol ganha-se na raça, na luta… Foi ato racista sim e eu estou envergonhado com isso“, disse Luisão.
Nos stories do Instagram, Luisão também criticou o protocolo antirracismo da Uefa. Para o ex-jogador, uma decisão deveria ter sido tomada de imediato para resolver a situação.
“Sou meio contra. Não tem a ver com protocolo, tem a ver com princípios e ser claro no que tem de ser feito. Não estou julgando o Prestianni, que foi meu jogador enquanto fui diretor, ou Vinícius Jr. Quando a vida ficar dependente de protocolo, nada vai ficar resolvido”, disse o ex-atleta do Benfica.
De acordo com Luisão, as pessoas que deveriam resolver as situações, como casos de racismo, se escondem atrás dos protocolos. Ele acredita que casos do tipo devem ser tratados com mais transparência.
“Se as coisas são óbvias, por que vai seguir o protocolo? Daí a minha indignação”, questionou Luisão.
Racismo contra Vini Jr. em Benfica x Real Madrid
Vini Jr. marcou o gol da vitória do Real Madrid por 1 x 0 sobre o Benfica, em jogo de ida dos playoffs da Champions League.
Após o gol, Vini Jr. acusou o atacante argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, de racismo. O brasileiro afirma que foi chamado de macaco, o que foi confirmado por outros jogadores do Real Madrid, como Kylian Mbappé e Fede Valverde.
O jogador do Real Madrid denunciou o caso ao árbitro François Letexier, que ativou o protocolo antirracismo. O atleta do clube português, entretanto, negou o crime e foi apoiado pelo Benfica nas redes sociais.
Com informações de Metrópoles.







