Alvos foram localizados e, após análise dos materiais apreendidos, todos foram autuados por associação criminosa e lavagem de dinheiro • Divulgação/PCBA

Uma idosa, de 78 anos, foi vítima de uma rede criminosa de São Paulo, especializada em aplicar golpes bancários, que a fez perder mais de R$ 750 mil. De acordo com a Polícia Civil, três integrantes do grupo foram presos nesta sexta-feira (20) durante a “Operação Cavalo de Tróia”.

Na ação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em endereços em Osasco, na Grande São Paulo, e na zona leste da capital. Em um dos locais, um dos detidos foi encontrado enquanto tentava se desfazer de máquinas de cartão e celulares.

Já em outro endereço, foram apreendidos cartões bancários, celulares, computadores e um veículo. Além disso, um suspeito também foi localizado e conduzido a um imóvel em Osasco, onde ocorreu a apreensão de um veículo e de um relógio.

Como funcionava o golpe

De acordo com as investigações, o grupo teria usado uma procuração pública falsificada e um documento de identidade falso para movimentar valores em nome da idosa,  acamada há cinco anos e impossibilitada de ir ao banco.

Os trabalhos policiais apontam que foram feitas movimentações financeiras superiores a R$ 750 mil, com transferências e saques, além de tentativa de novos saques no momento da abordagem.

Até agora, a corporação teria identificado dez integrantes da rede criminosa. Os investigados teriam como modus operandi a utilização de documentos falsificados e de contas de terceiros com a pulverização de valores. O objetivo era dar aparência de legalidade às transações.

Os alvos foram localizados e, após análise dos materiais apreendidos, todos foram autuados por associação criminosa e lavagem de dinheiro.

O caso ficou a cargo do 24º DP (Ponte Rasa) como cumprimento de mandado de busca e apreensão, associação criminosa, lavagem de dinheiro, estelionato e promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa.

Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), “as diligências continuam para identificar outros envolvidos, uma vez que parte expressiva dos valores foi dividida para beneficiários ainda não identificados.”

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorQueda do tarifaço deve gerar reorganização do comércio global
Próximo artigoEntenda as leis americanas que Trump usa para aplicar o “tarifaço”