
No mês de conscientização sobre sinistros no trânsito, o iFood apresenta os resultados de um ano de ações estratégicas com a Visão Zero, sua área dedicada à segurança viária. Entre as principais conquistas está o aumento de 20% nas entregas realizadas dentro do limite de velocidade, resultado do uso de tecnologia avançada e incentivos personalizados que promovem a direção responsável.
A criação da Visão Zero reforça o compromisso do iFood em minimizar riscos nos deslocamentos urbanos. Como parte desse esforço, a empresa considera o excesso de velocidade um dos fatores mais preocupantes para fatalidades e sinistros graves no trânsito. Para atacar esse problema, o iFood implementou o “Indicador Direção Segura”, ferramenta que monitora as velocidades praticadas durante as entregas em relação aos limites legais de cada via.
Com base em dados de telemetria, comunicações personalizadas e estratégias inspiradas em modelos internacionais, 95 mil entregadores foram impactados por ações que melhoraram sua conduta no trânsito. Variando entre diferentes estímulos e perfis, foram realizadas ações que utilizam: mensagens motivacionais e educativas sobre os perigos de rotas específicas; bonificações para entregadores que mantiveram direção segura em todas as entregas; e treinamentos presenciais e online, por meio da plataforma Decola Safety. Todos eles tiveram resultados positivos.
Os resultados mostram um avanço significativo não apenas na adoção de comportamentos mais seguros, mas também no uso de dados para contribuir com políticas públicas. “No Brasil, o trânsito ainda representa um desafio significativo para a segurança viária, com milhares de vidas perdidas todos os anos. Nossos entregadores enfrentam esses riscos diariamente, e, por isso, nossas iniciativas não se limitam à segurança nas entregas.
Expansão da Visão Zero e Novas Funcionalidades
Com base em nossos sucessos realizados, neste ano, o iFood ampliará as iniciativas de segurança para todos os entregadores da plataforma no Brasil. A ideia é integrar a Direção Segura ao dia a dia dos motociclistas, incentivando cada vez mais práticas de comportamento responsável.
As novidades incluem o desenvolvimento de monitoramentos adicionais de risco, identificando manobras inseguras como acelerações e frenagens bruscas, e curvas perigosas. Além disso, o iFood oferece maneiras de mapear possíveis ultrapassagens indevidas de semáforos. Esses indicadores farão parte da nova etapa da Visão Zero e estarão disponíveis na Central de Segurança do iFood, onde os entregadores poderão acompanhar seu desempenho, acessar cursos, receber alertas e obter bonificações pelo cumprimento de boas práticas no trânsito.
“Os resultados demonstram que é possível unir a eficiência logística a um trânsito mais seguro. O aumento em 20% nas entregas dentro dos limites de velocidade confirma que a tecnologia, a educação e os incentivos financeiros podem transformar a mobilidade urbana. Empresas, poder público e sociedade precisam agir juntos para garantir um trânsito onde todos possam circular com segurança”, conclui Tartaroti.
Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, e com um impacto socioambiental positivo.
Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 110 milhões de pedidos por mês , por meio de um ecossistema formado por 360 mil entregadores conectados , 380 mil estabelecimentos parceiros , entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.500 cidades brasileiras . O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.







