Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretopho)

A imprensa internacional repercutiu as explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que resultaram na morte do Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos. Vários veículos destacaram que o atentado aconteceu às vésperas do início da cúpula do G20, no Rio de Janeiro.

Jornais como The New York Times (EUA), Le Monde (França), El País (Espanha), La Nación (Argentina), The Guardian (Reino Unido), Deutsche Welle (Alemanha) e o canal de notícias Al Jazeera (Catar) reportaram o fato, destacando que esse é o segundo ataque direcionado à sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja como alguns veículos noticiaram o fato:

The New York Times

O The New York Times reportou que as explosões aconteceram nas proximidades do STF e que deixaram um morto. O jornal destaca que as autoridades policiais acreditavam que as explosões eram o resultado de um “bombardeio solitário” cometido pelo homem que morreu.

O jornal relembrou que “muitos brasileiros de direita veem o Supremo como uma ameaça à democracia, argumentando que está perseguindo vozes conservadoras” e destacou que o ataque aconteceu pouco antes do início da cúpula do G20, no Rio de Janeiro.

Le Monde

O Le Monde ainda relembrou que a “mesma área foi palco de um grande drama no ano passado. Em 8 de janeiro de 2023, as sedes do poder em Brasília foram atingidas por uma insurreição uma semana depois que o presidente Lula derrotou o presidente de direita Jair Bolsonaro nas urnas”.

El País

O espanhol El País noticiou que “duas explosões com um morto” deixaram o “coração político do Brasil em alerta máximo”. A matéria ainda destacou a proximidade da cúpula do G20 e relembrou o ataques de 8 de janeiro.

“Imagens da Praça dos Três Poderes rodaram o mundo quando uma multidão de seguidores do ex-presidente Bolsonaro invadiu à força as sedes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Mais de 200 extremistas que participaram do ataque foram julgados e condenados a longas penas por tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes”, escreveu o veículo.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorWilson Lima entrega 372 títulos definitivos a famílias do Parque Residencial Gilberto Mestrinho, totalizando mais de 17 mil imóveis regularizados
Próximo artigo“Não vou perder”, crava Mike Tyson sobre luta com Jake Paul