Reprodução

A imprensa internacional repercutiu nesta sexta-feira (18) a operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que apura os crimes de coação no curso do processo, obstrução à Justiça e ataque à soberania nacional.

Bolsonaro passará a usar tornozeleira eletrônica, além de cumprir recolhimento domiciliar no período noturno e finais de semana, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Além da tornozeleira e do recolhimento domiciliar, as medidas cautelares contra o ex-presidente também incluem a proibição de falar com embaixadores e diplomatas estrangeiros (não podendo aproximar-se de embaixadas), com os outros réus e investigados e proibição de acesso a redes sociais.

O jornal americano The Washington Post destacou que o ex-presidente será obrigado a usar tornozeleira eletrônica, creditando a assessoria dele.

“A medida ocorreu enquanto a Polícia Federal realizava buscas em sua casa e na sede de seu partido em Brasília, segundo pessoas familiarizadas com a ordem judicial”, escreveu o jornal.

A manchete do espanhol El País citou um risco de fuga do presidente, que justificaria o uso da tornozeleira, e citou o processo que o conservador enfrenta.

“O líder de extrema direita está em meio a um processo judicial por ter liderado uma tentativa de golpe contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a pena, que pode ser anunciada em setembro, pode ultrapassar 40 anos de prisão”,

escreveu o El País.

O New York Times divulgou a informação passada pelo advogado de Bolsonaro, confirmando o uso da tornozeleira eletrônica e o impedimento de usar as redes sociais ou se comunicar com o filho, Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorMoraes submete decisão contra Bolsonaro ao plenário da Primeira Turma
Próximo artigoSindicato dos Artistas emite nota de repúdio contra Sophie Charlotte