
Nesta terça-feira (25/06), o governador Wilson Lima destacou a importância da instalação da Bajaj do Brasil Comércio de Motocicletas para a economia do Amazonas, durante a inauguração da empresa no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. A nova fábrica promete gerar 150 empregos diretos e indiretos, fortalecendo o setor industrial do estado.
“É uma honra ter mais uma empresa e mais um empreendimento em nossa região porque cumpre o papel social e ambiental. E a geração de emprego significa um compromisso com o povo que mora na Amazônia. Ações e atitudes como da empresa Bajaj, que escolheu a Amazônia, vai contribuir com a população do nosso estado”, afirmou o governador.
A Bajaj do Brasil é um dos projetos de implantação aprovados na 303ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) em 2023. Com incentivos fiscais do Estado, a fábrica tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por mês. A Bajaj é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com mais de 40 empresas e 36 mil funcionários.
“O nosso compromisso número um é com Brasil; com a sociedade e com as pessoas que trabalham conosco. Temos uma perspectiva muito boa para o futuro aqui na Amazônia e queremos continuar sendo uma empresa progressiva”, disse Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited.
Expansão Industrial no Polo Industrial de Manaus
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, ressaltou o crescimento da produção industrial no estado. “É mais uma empresa do ramo de duas rodas que vem se juntar a outras em Manaus. A Bajaj está gerando empregos, e isso demonstra a vitalidade do Polo Industrial de Manaus, que vem gerando mais empregos, impostos e crescimento econômico”, comentou.
Com a chegada da Bajaj, o Polo Industrial de Manaus (PIM) conta agora com duas empresas de origem indiana. A primeira, K R R Comércio e Indústria de Aço e Ferro Ltda, opera desde 2017, empregando 117 pessoas e produzindo estruturas de ferro e aço para a construção civil e peças metálicas para fins industriais.
Crescimento Econômico do PIM
Dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) indicam que, entre janeiro e março de 2024, o PIM alcançou um faturamento de 9,5 bilhões de dólares, um crescimento de 10,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O setor de duas rodas, impulsionado principalmente pelas motocicletas, tem se destacado e retornado ao seu patamar histórico de produção.
Na última reunião do Codam, realizada em junho, foram aprovados R$ 698 milhões em investimentos para o PIM. A Yamaha Motor da Amazônia se destacou com um investimento de R$ 13,9 milhões em um projeto de diversificação para a produção de motonetas elétricas, criando 147 novos empregos.
Alex Del Giglio, titular da Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), enfatizou que o crescimento da produção de motocicletas fortalece a competitividade da Zona Franca de Manaus. “Para o Polo Industrial isso é fantástico. Uma empresa que já tinha um embrião aqui na Zona Franca, que terceirizava a produção em parceria com a fábrica da Dafra, que já é consolidada no Distrito Industrial, e agora está criando oportunidades de negócios e demanda, com uma fábrica própria”, ressaltou Del Giglio.