Na manhã desta terça-feira, o governador Wilson Lima inaugurou a Escola Pública de Trânsito (Eptran) no posto do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) no Shopping Manaus Via Norte, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus. A Eptran, criada em 2021 pelo Governo do Amazonas, é pioneira no país ao oferecer programas voltados para crianças e adolescentes, alinhados com as recentes alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O espaço de aproximadamente 1.250 metros quadrados tem capacidade para até 600 alunos em três turnos e conta com salas de aula, uma sala de prova de Legislação de Trânsito, estúdio de gravação, auditório e biblioteca com simulador de trânsito. A iniciativa visa promover cursos, ações e projetos educativos e de formação, com destaque para o programa “CNH na Escola”.

O governador Lima enfatizou a importância do novo espaço para a oferta de formações e parcerias ligadas ao trânsito, visando uma melhor educação para reduzir acidentes e contribuir para a geração de emprego e renda. Ele destacou que o Amazonas é o primeiro estado brasileiro a implementar a Escola Pública de Trânsito com enfoque em crianças e adolescentes.

O diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, ressaltou a dupla função da escola: formar profissionais e preparar as novas gerações para o trânsito do futuro. Além disso, informou sobre a abertura de inscrições para cursos como Instrutor de Autoescola, Diretor Geral e de Ensino de Autoescola, Atualização de CNH, Instrutor e de Transporte Escolar, entre outros.

A Escola Pública de Trânsito do Amazonas cumpre o artigo 74, §2º, do CTB, estabelecendo que órgãos e entidades executivas de trânsito devem promover o funcionamento do espaço nos moldes estabelecidos pelo Contran. Além disso, já foram firmadas parcerias com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e estão em tratativas colaborações com outros órgãos estaduais.

O Governador esteve acompanhado do vice Tadeu de Souza, do secretário Nacional de Trânsito (Senatran) Adrualdo de Lima Catão, dos deputados estaduais Joana Darc e Ednailson Rozenha, e do diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, entre outros representantes de órgãos e instituições ligados ao trânsito. A Eptran representa um passo significativo na busca por um trânsito mais seguro e cidadão no estado do Amazonas.

Artigo anteriorTCE-AM determina que ex-presidente da Câmara de Rio Preto da Eva devolva R$ 1,1 milhão aos cofres públicos
Próximo artigoDiretor adjunto da Abin, Alessandro Moretti, é exonerado do cargo