Com o objetivo de resgatar a alegria da primeira infância das crianças manauaras, o prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, inauguraram na noite desta quinta-feira, 4 de julho, o parque Gigantes da Floresta. Localizado entre os bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, nas zonas Leste e Norte da capital, o novo espaço é único na região Norte, com mais de 18 mil metros quadrados que proporcionam um mergulho na fauna e flora amazônicas, apresentando mais de 80 animais esculpidos.

Segundo o prefeito David Almeida, a inauguração da primeira etapa do parque é uma iniciativa para resgatar a alegria da infância das crianças de Manaus, que muitas vezes são expostas precocemente à tecnologia.

“As crianças precisam voltar a ser crianças. Hoje, infelizmente, alguns pais estão terceirizando a criação dos seus filhos para o tablet, para o computador, para o celular. E a intenção desse parque é fazer com que a criança volte a ser criança, interaja com outras crianças e tenha contato com a natureza”, explicou o prefeito.

Estrutura do Parque

O Gigantes da Floresta foi inaugurado com seis cenários distintos, incluindo répteis como cobra e jacaré, anfíbios como sapos, primatas e mamíferos como macacos, onças, uma árvore central e peixes como tucunaré e pirarucu. A obra, projetada pelo Implurb, também inclui a maior praça molhada da cidade, com 3,6 mil metros quadrados, destacando a “Árvore da Vida”, que tem 15 metros de altura e é equipada com esguichos de água.

O vice-governador Tadeu de Souza ressaltou a importância da obra para as zonas Leste e Norte, áreas historicamente negligenciadas pelo poder público. “São vários investimentos que estão sendo feitos nessa área. É um marco importante para a comunidade local”, afirmou.

Inclusividade e Interatividade

Os cenários do parque foram projetados para atender todos os públicos, com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), sete conjuntos de playgrounds, brinquedos inclusivos e sinalização adequada para lixo reciclável e orgânico. O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou que o parque promoverá a interação entre as crianças, desenvolvendo um sentimento de comunidade e bem-estar.

Morador do bairro Mutirão, o aposentado Wilton Porto elogiou a transformação da área. “O prefeito está fazendo um ótimo trabalho para a zona Leste. Está bonito, uma coisa que eu nem esperava ver”, disse ele.

Segurança e Gestão

O parque contará com uma área administrativa e de monitoramento de segurança gerida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com câmeras e guardas municipais em ronda 24 horas. Equipes de monitores estarão disponíveis para orientar e garantir o bom uso dos espaços.

O Início de Uma Nova Era

O Gigantes da Floresta, junto ao parque Amazonino Mendes, compõe uma área total de 134 mil metros quadrados, ampliando as opções de urbanidade, lazer, esporte e entretenimento em Manaus. As esculturas de animais, feitas de concreto, isopor e fibra de vidro, foram criadas por artistas locais, oferecendo uma experiência lúdica e educativa para crianças e adultos.

Artigo anteriorDavid Almeida anuncia investimentos à saúde, segurança e habitação oriundos de emendas parlamentar de Eduardo Braga
Próximo artigoPolícia Federal indicia Jair Bolsonaro em inquérito das joias sauditas