Reprodução/Redes sociais

Um incêndio de grandes proporções atinge, na tarde desta quarta-feira (5/11), duas lojas localizadas em prédios históricos em frente à Praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Porto Alegre. O fogo teve início por volta das 14h45 e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros. As equipes seguem fazendo atendimento no local até o fim da tarde. Três pessoas foram encaminhadas a um hospital da região após inalarem fumaça.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 19 pessoas passaram por triagem após inalar fumaça. Desse total, 16 apresentaram apenas sintomas leves, foram avaliadas pelas equipes médicas e liberadas no local.

Uma mulher de 29 anos teve um quadro leve de broncoespasmo, com saturação de oxigênio em 92%, e recebeu tratamento com salbutamol em aerossol, apresentando melhora antes de ser liberada. Outras três pessoas foram encaminhadas ao Hospital de Pronto Socorro para avaliação médica mais detalhada.

Os prédios atingidos diretamente e as estruturas vizinhas foram evacuados durante o incêndio e os bombeiros recomendam que as pessoas evitem o local.

Segundo os bombeiros, o incêndio começou em um estabelecimento que comercializa produtos de Natal. Nove funcionários estavam no local quando as chamas começaram, mas todos conseguiram sair em segurança.

Ao todo, 11 caminhões foram deslocados para combater o fogo, que rapidamente se espalhou e alcançou uma segunda loja, vizinha à primeira. O segundo ponto comercial vende calçados. A Brigada Militar isolou a área para garantir a segurança de pedestres e facilitar o trabalho das equipes.

Os prédios afetados diretamente datam de 1884 e são considerados parte do patrimônio histórico da capital gaúcha. As causas do incêndio ainda não foram informadas. 

Artigo anteriorPolícia Civil apreende mais de 600 quilos de drogas em condomínio de luxo na zona norte de Manaus
Próximo artigoUEA na COP30: expedição científica da universidade monitora qualidade das águas amazônicas em rota até Belém