Ruben Paredes/Getty Images

O jogo entre Independiente e Universidad do Chile, válido pela Sul-Americana, foi interrompido no segundo tempo após confusão generalizada. Ao todo, 19 pessoas ficaram feridas e mais de 90 foram detidas. O presidente do clube argentino, Nestor Grindetti, fez um comunicado sobre o ocorrido e responsabilizou os chinelos pela confusão.

“Reconhecemos que o regulamento da Conmebol atribui a responsabilidade pelo evento ao clube organizador. No entanto, essa responsabilidade não significa de forma alguma que o Independiente tenha sido responsável pelos atos de violência contra nossos torcedores, nem pela suspensão ou cancelamento da partida. Devemos enfatizar que a partida foi cancelada unicamente devido à violência da torcida visitante, conforme comprovado pelos laudos do árbitro” afirmou Grindetti.

Ele ainda explicou que emitiu “um boletim de ocorrência sobre tudo o que ocorreu, comprovando que o Independiente não foi responsável pelos fatos, mas sim vítima de agressões violentas, premeditadas e intencionais por parte de um grupo de criminosos que chegaram à nossa casa com um único objetivo: causar incidentes”.

O Independiente já enviou a sua defesa à Conmebol e reuniu vídeos e papéis que mostrariam a inocência do clube na confusão. Marcelo Díaz, volante do Universidad de Chile, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (27/8) e repudiou a declaração de Grindetti.

Até o momento, a Conmebol não anunciou punição aos clubes.

O que aconteceu?

Um cenário de guerra tomou conta da partida entre Independiente e Universidad de Chile, pelas oitavas de final da Copa Sul-Amerciana na noite dessa quarta-feira (20/8). O jogo estava na segunda etapa, as equipes empatavam em 1 x 1 no Estádio Libertadores da América, quando incidentes entre as duas torcidas interrompeu a partida.

Segundo informações do portal argentino Olé, a confusão teria tido início após torcedores do time chileno começaram a incendiar objetos no setor visitante e arremessar cadeiras em direção à torcida do Independiente. A confusão teve início no intervalo e, aos dois minutos da segunda etapa, o jogo foi interrompido pelo juiz.

Após 20 minutos de paralisação, a arbitragem orientou os times a voltarem aos vestiários e também se retirou do gramado. A partida foi suspensa. Confira imagens da confusão.

O Olé informou ainda que o sistema de som do estádio teria ordenado a retirada dos torcedores da La U. No entanto, parte da torcida do Independiente invadiu o local, dando início a uma nova briga. Armados de paus e barras de ferro, os argentinos espancaram os rivais. Em um registro é possível ver um rapaz se atirando do estádio para fugir das agressões. 

Na partida de ida, a Universidad havia vencido o duelo por 1 x 0. Em nota, a Conmebol declarou a partida como cancelada e afirmou que os órgãos judiciais da entidade vão decidir a classificação. O jogo foi suspenso enquanto o placar do jogo de volta estava empatado por 1 x 1. O vencedor do confronto encara o Alianza Lima, do Peru, nas quartas da Sul-Americana.

Artigo anteriorEduardo Suplicy passa mal e é internado às pressas no Rio
Próximo artigoEm menos de uma hora, Polícia Civil e GCM prendem homem que matou jovem a facadas em Urucurituba