
Mesmo antes da estreia do Big Brother Brasil 26, as Casas de Vidro espalhadas pelo país já movimentam as redes sociais e aquecem o debate sobre a representatividade regional no reality da TV Globo. No Norte do Brasil, a discussão ganhou contornos mais intensos após críticas direcionadas às representantes do Norte.
O influenciador Lázaro Freitas criticou a escolha das participantes da Casa de Vidro Norte, ambas ligadas ao Festival Folclórico de Parintins, um dos maiores símbolos culturais da região. A fala foi mal recebida por internautas amazonenses, que classificaram o comentário como xenofóbico e desrespeitoso com a identidade cultural do Norte.
Em uma publicação nas redes sociais, Lázaro escreveu: “Eu mesmo não aguento mais essa cota do boi garantido, chama outros do Norte uai”. A declaração foi interpretada como uma tentativa de deslegitimar a presença da cultura dos bois-bumbás no programa, além de fazer referência direta à trajetória de Isabelle Nogueira, ex-participante do reality e representante do Boi Garantido, que ganhou destaque nacional no BBB 24.
Representantes do Norte
Neste ano, o Norte é representado por Marciele, dançarina e Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso, nascida em Juruti, no Pará, e Lívia, Rainha do Folclore do Boi Garantido, nascida em Parintins no Amazonas. Ambas disputam a preferência do público por meio de votação popular, com a chance de entrar na casa mais vigiada do Brasil.
Repercussão
A reação nas redes foi imediata, especialmente entre usuários de Amazonas, que defenderam a pluralidade cultural amazônica.
“Ninguém aguenta cota de caubói de chapéu falando que é menino simples do interior e mesmo assim todo ano tem”, ironizou uma internauta.
Outra usuária rebateu: “Engraçado que quando o preconceito é com o Norte, muita gente trata como brincadeira. Mas se fosse o contrário, seria um escândalo”.
Seguidores do influenciador também saíram em defesa. “Não foi xenofobia, ele só falou o que muita gente pensa”, comentou um usuário. Já outra ponderou: “A cultura dos bois é linda, mas o Norte tem muitas outras histórias e perfis que também merecem espaço”.







