Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) identificou que 18 associações de aposentados e pensionistas usaram software para falsificar assinaturas de forma automática no esquema de descontos indevidos nos contracheques.

Dessas 18 entidades, 12 foram identificadas anteriormente e mais seis recentemente. Todas foram acionadas para prestar esclarecimentos.

O órgão ainda apura a participação de demais associações que ainda não responderam sobre o uso automático para inclusão de nomes.

“Inicialmente tivemos 12 associações que abriram o processo, que são aquelas que são laranjas, que pagaram propinas e que não existem. Identificamos mais seis que contrataram software de assinaturas e outras tantas que não responderam nenhum questionamento aos nossos segurados ou responderam muito poucos ou juntaram documentos não permitidos pelas nossas instituições normativas”, disse em entrevista

Em junho, com informações da CNN revelou que entidades usaram áudios e dados falsos para atestar suposta contratação das vítimas. Idosos ouvidos pela reportagem apontaram que gravações foram fabricadas e que alguns dados, como nome e endereço, aparecem com erro.

Segundo o presidente, há uma “fraude da fraude” que foi levantada.

“Pasmem, há a fraude da fraude. Esses casos estão sendo apontados e verificados e apontados para a CGU e Ministério Público Federal. Porque é o mesmo padrão de assinatura. Vamos tratar de duas formas, a questão do pagamento e a questão da responsabilização administrativa e penal”, disse.

“Sobre os casos que das gravações que o segurado nem sabia para o que estava falando ‘sim’, é importante salientar que em nenhuma instrução normativa a gravação foi um meio adequado para garantir a autorização de descontos dos associados”, esclareceu.

Ao todo, no bojo da investigação, 4,1 milhões de pessoas contestaram a anuência e são consideradas lesadas. Nesta quinta, está sendo feito o pagamento para 391 mil.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorViolências sofridas por mulher indígena em delegacia de Santo Antônio do Içá serão investigadas pelo MP
Próximo artigoPF descobre laboratório clandestino de extração de ouro em Roraima