Foto: Alberto César Araújo / Aleam

Na segunda-feira (24/2), o voto feminino no Brasil completou 93 anos, data em que as mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar em 1932, por meio do Decreto nº 21.076, do então presidente Getúlio Vargas, instituindo o Código Eleitoral. Antes disso, as brasileiras não podiam eleger seus representantes e os candidatos eram todos do sexo masculino e decididos de forma censitária, dependendo do poder aquisitivo.

Atualmente, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tem uma bancada feminina composta pelas deputadas de Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), Débora Menezes (PL), Joana Darc (UB), Alessandra Campelo (Podemos) e Mayra Dias (Avante).

A deputada Alessandra Campelo, presidente da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Assembleia e presidente da Procuradoria Especial da Mulher, comentou os avanços que as mulheres conquistaram na vida pública e o quanto ainda é preciso caminhar para se chegar a uma situação de efetiva igualdade na representação política.

“São 93 anos do voto e 92 anos em que pudemos votar. Era um voto facultativo, só se tornou obrigatório na década de 60. Isso demonstra claramente que demoramos também muito mais para ter acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho, percebemos que a sociedade tem um atraso em relação às mulheres, sempre nos deixando para trás. As mulheres sempre têm de estar correndo atrás nessa maratona da vida. Hoje, somos 52% do eleitorado, mas apenas 15% de representatividade nos parlamentos”, apontou.

A deputada Débora Menezes falou da satisfação em poder fazer parte da história dos avanços conquistados pelas mulheres na política. “Todos os avanços que dizem respeito aos direitos das mulheres merecem destaque e o voto feminino foi uma dessas conquistas. Hoje, vemos as mulheres ocupando lugares de destaque na sociedade e me sinto feliz de poder participar desse momento”, declarou.

Para a deputada Joana Darc, a conquista do voto feminino contribuiu para a abertura da política às mulheres. “Esta é uma vitória da nossa representatividade, da voz da mulher, da ocupação do espaço das mulheres. Nossa luta é constante dentro e fora do parlamento. Estou sempre atenta às demandas da população e apresentando matérias para que possamos mudar para melhor a vida da nossa gente. Criando políticas públicas e dando oportunidades para todos”, declarou.

De acordo com a deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), ainda há disparidade entre o eleitorado feminino e a representatividade nos cargos políticos. “Embora sejam mais de 50% da população, as mulheres ainda não ocupam muitos espaços na política. Hoje, segundo o TSE, nós, mulheres, somamos quase 53% do eleitorado brasileiro, mas somos absoluta minoria nos cargos eletivos. Mas, isso pode mudar, se mais mulheres se disponibilizarem a participar do processo político no Estado”, apontou a deputada.

Em seu primeiro mandato, a deputada Mayra Dias (Avante) enalteceu a conquista das mulheres. “O direito ao voto foi uma grande conquista às mulheres, mas nossa luta por respeito e igualdade continua. Ainda enfrentamos desafios, como a violência e a falta de oportunidades. Por isso, seguimos firmes, criando políticas públicas que garantam segurança, autonomia e empoderamento para todas as mulheres. Queremos mulheres mais fortes, com voz ativa e direitos garantidos”, enfatizou Mayra Dias.

Em números

Atualmente, as mulheres representam um eleitorado de 81,8 milhões de eleitoras, segundo dados da Justiça Eleitoral, o que equivale a 52,4% do total de eleitores do país.

No Amazonas, o cenário é semelhante, com as mulheres representando 51,24% do eleitorado, porém em 49 municípios as mulheres ainda são a minoria.

Artigo anteriorJustin Bieber se pronuncia sobre rumores de que voltou a usar drogas
Próximo artigoIndicativo de Roberto Cidade ao Governo do Estado é atendido e Manaus ganhará três CAICs direcionados ao atendimento de crianças com TEA