Instituições de pesquisa e escolas têm até o dia 31 de maio para inscrever projetos de educação ambiental com tema voltado à preservação. Os projetos serão apresentados durante a 1ª Jornada de Educação Ambiental de Manaus, que ocorrerá no dia 3 de junho, dentro da programação da Semana de Meio Ambiente 2015.

O tema da jornada será “Conceituando o Verde”. Os trabalhos serão apresentados em formato de painéis, no Chapéu de Palha do Parque Municipal do Mindu, das 8h às 17h, e serão utilizados como base para o documento de formulação da política municipal de educação ambiental. A proposta é definir as diretrizes de atuação dos órgãos municipais no tocante à educação ambiental em espaços não-formais no município. As inscrições serão feitas com o preenchimento de um formulário à disposição no facebook da Semmas e no site semmas.manaus.am.gov.br.

A 1ª Jornada de Educação Ambiental de Manaus será promovida pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Educação (Semed), reunindo representantes de instituições de ensino, as coordenações distritais de educação e escolas da rede municipal de ensino. A programação terá mesa-redonda sobre “A Educação Ambiental nos espaços não-formais” e, na sequência, roda de conversa sobre os conceitos de “Parques Naturais, Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Áreas Verdes”. As discussões servirão para embasar a construção da 1ª Carta da Jornada de Educação Ambiental.

A ideia é fazer com que os trabalhos inscritos possam contribuir nas discussões sobre os conceitos de Áreas Verdes, Áreas de Preservação Permanente (APP) e Parques Naturais, como espaços educadores onde se pode trabalhar diferentes conceitos referentes ao conhecimento ambiental. As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário no link da jornada no portal semmas.manaus.am.gov.br e na página da Semmas no facebook. A Carta Aberta da Jornada de Educação Ambiental de Manaus ficará publicada nas redes sociais da prefeitura para contribuições com vistas à formulação da política municipal de educação ambiental.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar Mar, o efetivo sucesso do trabalho de educação ambiental passa necessariamente pelo fortalecimento das instituições e a 1ª Jornada de Educação Ambiental tem exatamente esse objetivo. “Hoje, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Educação desenvolvem uma agenda conjunta de atividades que podem servir como lastro para a formulação de uma política municipal, que venha a fortalecer esse trabalho, principalmente no que se refere a áreas protegidas da cidade”, afirmou o secretário.

A chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Kelly Souza, explica que a 1ªJornada de Educação Ambiental de Manaus segue a proposta das jornadas internacionais de educação ambiental realizadas durante as conferências ECO 92 e RIO + 20. “As duas jornadas tornaram-se momentos de reflexão do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, adotando como dinâmica o diálogo entre os educadores ambientais e num segundo momento a interação na elaboração de uma carta aberta. Adaptaremos esta metodologia, com a realização de uma mesa-redonda entre as instituições que promovem Educação Ambiental nos espaços não-formais na cidade de Manaus”, salientou.

No momento da inscrição, os representantes deverão encaminhar um resumo a respeito dos projetos de Educação Ambiental que serão apresentados. Deverão identificar os nomes dos representantes e informar o nome do departamento/instituição a que pertencem. Todos os autores terão o direito ao certificado de expositor e participante dos debates. A coordenação das atividades da jornada será distribuída em três comissões: credenciamento, apreciação dos trabalhos da exposição e da compilação da carta aberta para o Tratado de EA para as Sociedades Sustentáveis.

Artigo anteriorBi Garcia dá boas vindas ao Parlamento Jovem e destaca a importância de investimentos na educação
Próximo artigoTRF-3 nega indenização a cliente da Caixa enganado por falsos funcionários