
O Internacional recebe o Red Bull Bragantino neste domingo (7), às 16h (de Brasília), pela última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho precisa vencer no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, e torcer por resultados paralelos para escapar do rebaixamento.
O Colorado é o 18º colocado com 41 pontos. Na rodada passada, os treinados de Abel Braga levaram uma goleada por 3 a 0 para o São Paulo.
Já o Massa Bruta aplicou uma goleada na rodada anterior — 4 a 0 sobre o Vitória. Com o resultado, a equipe paulista garantiu a permanência na elite do futebol nacional e, de quebra, chega para o último jogo do ano com possibilidade de vaga na Copa Libertadores — é o 9º colocado, com 48 pontos.
Do que o Inter precisa para escapar do rebaixamento
Para evitar o segundo rebaixamento na história, o Inter terá que vencer o RB Bragantino e contar com ao menos dois dos quatro cenários abaixo:
- Empate ou derrota do Vitória contra o São Paulo (no Barradão)
- Derrota do Fortaleza para o Botafogo (no Nilton Santos)
- Derrota do Ceará para o Palmeiras (na Arena Castelão)
- Derrota do Santos para o Cruzeiro + tirar saldo de 7 gols (na Vila Belmiro)
Saldo de gols pode salvar?
Ainda existem cenários em que o Inter se salva em caso de empate do Fortaleza com o Botafogo, assim como no duelo entre Ceará e Palmeiras. O problema é a diferença do saldo.
O Inter tem saldo de -15, enquanto o Fortaleza tem -13. Se o Leão do Pici empatar, o Colorado precisaria vencer por dois gols de vantagem para igualar o saldo do rival. Neste cenário, a equipe gaúcha superaria o Tricolor no número de gols marcados.
No caso do Ceará, a situação fica mais delicada para o Inter. O Vozão tem -4 de saldo, ou seja, a diferença é enorme para os treinados de Abel Braga.
Do que o RB Bragantino precisa para se classificar à Copa Libertadores
O RB Bragantino precisa vencer o Inter e torcer por um tropeço do São Paulo contra o Vitória, fora de casa. Este cenário deixaria o Massa Bruta na 8ª posição — que ainda não garante vaga à pré-Libertadores —, igualando o Tricolor em número de pontos e vencendo no número de vitórias.
Para abrir este novo posto via Brasileirão, Cruzeiro ou Fluminense precisam conquistar a Copa do Brasil.
Como chega o Internacional
O técnico Abel Braga deve modificar o esquema tático do Inter. O zagueiro Juninho vai sair do time para a entrada de um atacante, possivelmente Rafael Borré. Carbonero volta de suspensão, mas tende a ficar no banco de reservas.
Assim, o ‘desenho’ colorado terá a tradicional linha com quatro defensores, sendo dois zagueiros.
Apesar de as críticas, Rochet deve seguir como titular debaixo das traves coloradas. O goleiro não está 100% após lesão, mas joga no ‘sacrifício’ depois das baixas de Ivan, Anthoni e Kauan Jesus. Diego Esser será o substituto imediato do uruguaio.
Como chega o RB Bragantino
O técnico Vágner Mancini ainda tem peças no departamento médico, mas nenhuma baixa recente em relação aos últimos jogos. O time o RB Bragantino que goleou o Vitória deve ser repetido em Porto Alegre.
Nathan Mendes e Hurtado ‘brigam’ pela posição titular da lateral direita. O setor pode ser o único com mudança para o enfrentamento.
Internacional x RB Bragantino
Provável escalação do Internacional
Rochet: Aguirre, Vitão, Gabriel Mercado e Bernabei; Bruno Gomes, Thiago Maia, Alan Rodríguez e Alan Patrick; Vitinho e Borré (Carbonero). Técnico: Abel Braga.
Provável escalação do RB Bragantino
Cleiton; Nathan Mendes (Hurtado), Gustavo Marques, Alix Vinicius e Juninho Capixaba; Gabriel, Gustavo Neves, Jhon Jhon, Eduardo Sasha e Lucas Barbosa; Pitta. Técnico: Vágner Mancini.
- Motivo: Jogo válido pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 07 de dezembro de 2025 (domingo), às 16h (de Brasília)
- Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
- Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
- Auxiliares: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Douglas Pagung (ES)
- VAR: Rodrigo Nunes de Sa (RJ)
- Onde assistir: Globo (TV aberta), Premiere (pay-per-view)
Com informações de CNN Brasil.










