A temporada do futebol brasileiro ainda está no primeiro mês, mas muita coisa já aconteceu: treinadores demitidos, outros contratados, além de times já soltando o grito de campeão, como foi o caso do Atlético-MG na Supercopa.

No entanto, em meio à troca de comandos técnicos para o ano de 2022, um cenário pouco comum pode se desenhar: o Brasil ter apenas um técnico brasileiro na Copa Libertadores.

Embora o país possa vir a ter oito equipes na frase de grupos (já que Fluminense e América-MG ainda disputam repescagem), até o momento apenas seis equipes estão garantidas: Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Fortaleza, Palmeiras e RB Bragantino.

Ocorre que, com as mudanças de técnicos nas equipes durante a passagem de ano, apenas um treinador brasileiro estará garantido na estreia do chaveamento da Libertadores: o jovem Maurício Barbieri, do Bragantino. O profissional é o treinador mais longevo na elite do futebol brasileiro.

Até o mês passado, Sylvinho era outro treinador nascido em terras tupiniquins que poderia disputar a Libertadores, mas a demissão dele e a substituição pelo português Victor Pereira deixou Barbieri sonzinho representando o país pentacampeão mundial.

Mas o movimento que tem preterido treinadores brasileiros em detrimento de estrangeiros começou bem antes, quando Jorge Jesus assumiu o Flamengo e fez história com futebol vistoso e obtendo mais títulos que derrotas. Em 2020, foi a vez do também português Abel Ferreira desembarcar no Palmeiras e levar o time ser bicampeão da Libertadores.

Já em 2021, um dos grandes destaques foi o técnico Juan Pablo Vojvoda. O argentino levou o Fortaleza ao quarto lugar no brasileirão, conseguindo vaga direta na principal competição sul-americana.

Assim, o ano de 2022 começou com várias equipes recorrendo a treinadores estrangeiros, inclusive o Galo, que com a saída de Cuca recrutou El Turco Mohamed, que é argentino, apesar do nome.

Agora resta esperar para ver se Fluminense e América-MG conseguem avançar para a fase de grupos para Abel Braga e Marquinhos Santos fazerem companhia ao solitário Barbieri. (Metrópoles)

Artigo anteriorDeputada Joana Darc apresenta PL que quebra cláusula de barreira em concursos no Amazonas
Próximo artigoSES-AM realiza Oficina de Integração das Parteiras Tradicionais na Atenção à Saúde da Mulher