Servidores ligados a Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) do Estado do Amazonas estão participando do curso CPA 10, promovido pela Manaus Previdência, que iniciou, ontem (6/2), na sede da autarquia, com as aulas se estendendo até quinta, 8/2.
“Além de proporcionar conhecimentos nas áreas exigidas para certificação da Anbima CPA 10 aos seus servidores, a previdência municipal estende essa oportunidade para outros RPPS do Estado, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos nessa área”, comenta o diretor-presidente do órgão municipal, Silvino Vieira.
Ministrado pelo agente autônomo de investimentos Kirlisson Santos, da empresa Performe, o curso aborda desde informações básicas na área de investimentos financeiros e mercado de capitais, até noções sobre o sistema financeiro nacional, princípios de economia e finanças, passando por produtos de renda fixa, renda variável e derivativos.
“Esses conhecimentos são imprescindíveis aos agentes de RPPS que tratam da carteira de investimentos ou que façam parte de conselhos fiscais ou demais órgãos colegiados”, esclarece o superintendente de Investimentos da Manaus Previdência e presidente do Comitê de Investimentos (Cominv), Flávio Castro.
Cursos nessa área são uma constante na previdência municipal, destaca Castro. No início de março, adianta, já está agendada a realização de curso sobre os demonstrativos das Aplicações e Investimentos de Recursos (Dair) e de Política Anual de Investimentos (Dpin), além de gestão de RPPS. “Além deste, estamos buscando parcerias para oferecer, ainda no primeiro semestre deste ano, o curso CPA-20”, complementa.
Além de membros da Manaus Previdência e dos órgãos deliberativos e de fiscalização, participam do curso CPA-10 servidores dos RPPS dos municípios de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Itacoatiara e Coari.
Sobre o CPA 10
A Certificação Profissional ANBIMA Série 10, ou simplesmente CPA-10, é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Destina-se a atestar que profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento.
Atualmente, a certificação vem sendo considerada como um diferencial pelas instituições financeiras quando as mesmas vão contratar seus funcionários. Isto se deve tanto à obrigatoriedade da certificação para comercialização de produtos de investimento quanto à credibilidade que a certificação CPA-10 adquiriu em atestar que os profissionais certificados possuem os conhecimentos exigidos pelo mercado financeiro.
Para ser considerado aprovado, o profissional deve realizar um exame de certificação e apresentar um índice de acerto igual ou superior a 70%.