Imagens: Márcio James

Produtores de café do Distrito de Realidade, em Humaitá, a 696 quilômetros de Manaus, destacaram o deputado estadual Delegado Péricles (PL) como um dos principais incentivadores da atividade na região. Em entrevista ao jornalista Amaral Augusto, que percorre a BR-319 em expedição jornalística para o Grupo Calderaro de Comunicações, agricultores ressaltaram os impactos positivos dos mais de R$ 700 mil em emendas destinados pelo parlamentar para fomentar o cultivo do chamado “ouro negro”.

Os recursos foram considerados essenciais para a profissionalização e expansão da cultura cafeeira pela Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Realidade (Asmadre), localizada no Ramal do Café. O presidente da entidade, Norberto Lauret, conhecido como Pacu, destacou que o investimento possibilitou a aquisição de equipamentos fundamentais, como máquinas para secagem e beneficiamento de grãos, torradores e a distribuição gratuita de mudas de café.

“Isso está trazendo resultados, e o povo está plantando café. Com um pequeno espaço, já é possível obter retorno, sem necessidade de desmatar grandes áreas. Temos terra apropriada e chuva em abundância, e nossa expectativa é que o Distrito de Realidade se torne o maior produtor de café da região”, afirmou Pacu.

O avanço da cafeicultura também foi celebrado por Dona Cláudia, agricultora que sonha com a pavimentação da BR-319 para facilitar o escoamento da produção.

“Não tem como não ficar feliz, é um sonho realizado. Estamos vendo o ‘ouro negro’ progredindo em nossa propriedade, trazendo progresso e desenvolvimento”, comemorou.

A expectativa de crescimento da atividade cafeeira e o consequente impacto positivo na economia local estão alinhados com os dados mais recentes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Em 2023, o município de Apuí, a 1.095 quilômetros de Manaus, liderou a produção estadual com 305 toneladas colhidas, seguido por Humaitá (75,6 toneladas), Lábrea (70,8 toneladas) e Rio Preto da Eva (41 toneladas).

O deputado Delegado Péricles destacou a importância do reconhecimento dos agricultores e da grande mídia ao trabalho realizado no Distrito de Realidade.

“O sucesso desse projeto e o reconhecimento dos agricultores provam que os recursos enviados para modernizar e estruturar a produção de café no sul do Amazonas estão sendo bem aplicados e gerando resultados para o Estado”, afirmou o parlamentar.

Ele também reforçou a gratidão dos produtores rurais e destacou o compromisso com a correta aplicação do dinheiro público.

“Tudo tem sido feito com dedicação e respeito ao dinheiro público. Os agricultores estão motivados e focados em fazer dar certo, mesmo enfrentando as dificuldades logísticas impostas pela precariedade da BR-319, que segue abandonada pelo atual Governo Federal”, concluiu Delegado Péricles.

Artigo anteriorComandante Dan destaca a importância dos engenheiros de pesca
Próximo artigoFenapred, presidida pelo deputado João Luiz, leva ação e ‘Núcleo do Basta’ à zona Norte de Manaus