
Em busca de parcerias, nesta quinta-feira, 27/3, a presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae Manaus), Ione Tôma, realizou uma visita à subsecretária Operacional e de Assistência Social da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Dermi Rayol, para discutir a formalização de apoio à instituição, apresentando as ações e serviços da Apae com o compromisso de fortalecer o atendimento realizado. A reunião aconteceu na sede da Semasc, localizada entre as avenidas Ayrão e Ferreira Pena, s/nº, no Centro.
Ione Tôma destacou os desafios enfrentados pela Apae diante da crescente demanda por seus serviços. “Quando assumi a intervenção na Apae, em 13 de julho de 2022, a instituição atendia apenas 25 pessoas. Hoje, esse número chegou a 220, abrangendo idades de 1 a 62 anos. Diariamente, recebo ligações de famílias em busca de vagas e temos uma fila de espera de mais de 100 pessoas,” relatou Ione.
A presidente ressaltou ainda a necessidade urgente de ampliar a estrutura física da instituição e captar novos recursos financeiros, essenciais para manter e expandir os serviços oferecidos. Além disso, ela solicitou à Semasc a doação de cestas básicas e expressou a expectativa pela abertura de editais que possibilitem à Apae participar de novos projetos e obter apoio governamental.
A subsecretária Dermi Rayol enfatizou o compromisso da Semasc em apoiar instituições sociais como a Apae. “Quero ir à Apae para conhecer e, se possível, levar o prefeito David Almeida e o secretário Saullo Vianna e tenho certeza de que a Apae será um braço muito importante para a Semasc, como uma instituição social que beneficia muitas pessoas que necessitam de apoio”, afirmou.
A presidente da Apae Manaus disse que a instituição é referência no atendimento às pessoas com deficiência intelectual e outras condições especiais, citando os serviços, que incluem a educação e inclusão social, com programas que promovem o desenvolvimento e a autonomia dos assistidos por meio de atividades educacionais e terapêuticas; o atendimento multidisciplinar, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com equipes integradas de profissionais de diversas áreas, como psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia; além de parcerias com as secretarias municipal de Educação (Semed) e de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), que oferecem professores para projetos de reabilitação e capacitação, com iniciativas voltadas para a reinserção social e o aprimoramento de habilidades para o cotidiano.
Durante a reunião, foram discutidos caminhos para ampliar a capacidade de atendimento da Apae, fechamento de parcerias e o trabalho conjunto, visando construir uma rede mais robusta, garantindo que os assistidos tenham acesso a um atendimento ampliado.
A visita de Ione Tôma à subsecretária Dermi Rayol reforça o compromisso de ambas as instituições em trabalhar lado a lado para superar desafios e promover a dignidade e a inclusão de pessoas com necessidades especiais em Manaus. “Se fecharmos parceria com a Semasc, esperamos transformar a realidade de centenas de famílias e consolidar uma rede de apoio social cada vez mais efetiva e abrangente”, declarou Ione.
Apae
Quem quiser conhecer a Apae Manaus, a instituição funciona das 7h30 às 16h, na avenida Ivanete Machado, s/nº, Conjunto Castelo Branco, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro Sul.